Um dos destinos turísticos mais incríveis do Brasil e com certeza é um dos mais fantásticos que visitamos! Se quiser saber tudo sobre nossa expedição pelo Jalapão em 2020, vá até o final da página e acesse o nosso Diário de Bordo no Jalapão; muito mais que um diário, é o roteiro mais completo que você vai encontrar na internet.
O Jalapão tem muitos atrativos naturais, como: Cachoeiras, Fervedouros, Formações Geológicas únicas... e está tudo aqui no Site do Canal Serra Acima!
Vem com a gente e conheça as principais atrações e caminhos deste destino incrível!
Conheça O Portal do Jalapão: assim é conhecida a cidade de Ponte Alta do Tocantins.
Para quem faz a tradicional travessia do Jalapão e passa pelas três cidades (Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Felix do Tocantins), esta cidade pode ser o início ou o final da jornada. Se nos perguntarem por onde é melhor começar ou terminar a expedição, não sabemos responder com precisão, pois existem vantagens e desvantagens.
Ao começar por Ponte Alta do Tocantins e seguir sentido São Felix do Tocantins, sempre tendo Mateiros como o meio da expedição, podemos dizer que você pode ir sentido a brutalidade das estradas em pequenas doses. Você pode usufruir da boa estrutura da cidade onde encontra combustível, mercados e outros serviços; principalmente para quem viaja como nós, com o carro próprio e tem um longo percurso até chegar ao Jalapão, pode ser uma ótima ideia fazer uma revisão rápida no carro, como: calibrar pneus, abastecer, verificar óleo e outros fluídos do carro.
Também é muito importante comprar água e algum tipo de lanche, pois em alguns trechos, não será nada fácil encontrar um restaurante, lanchonete ou qualquer estrutura para fazer uma refeição.
Já para quem faz o caminho inverso, de São Felix para Ponte Alta, é uma boa opção de revisão para o carro antes de pegar a estrada para quem como nós volta sentido sul do país, também pode ser mais relaxante e ter a opção de descansar antes de pegar a estrada, pois a partir de Ponte Alta do Tocantins os principais acessos á outras cidades é feito por estradas asfaltadas.
A cidade de Ponte Alta do Tocantins tem atrações que valem muito a pena conhecer como:
* Rio Soninho e Cachoeira da Fumaça, que não estão incluídas na maioria dos passeios da agências;
* A Pedra Furada, um dos Símbolos do Jalapão;
* O Cânion Sussuapara, um lugar de rara beleza, com suas paredes altas, a vegetação formando lindas cortinas e água cristalina que torna toda a paisagem como se estivesse carregada de diamantes;
* E talvez um dos lugares mais bonitos que visitamos em toda nossa expedição, a Lagoa do Japônes, com sua água de um azul incrível. A Lagoa do Japonês já está bem afastada de onde realmente é o Jalapão, mas não deixe de conhecer.
Por incrível que possa parecer, algumas expedições não incluem a Ponte Alta do Tocantins em seus roteiros, mas se você está planejando conhecer o Jalapão inclua a cidade em seu roteiro.
Inclua a Lagoa do Japonês no seu Roteiro pelo Jalapão; veja as melhores formas de chegar no Diário de Bordo.
A Lagoa do Japonês em Pindorama do Tocantins é um dos lugares mais bonitos e legais que conhecemos na nossa visita ao Jalapão.
É bem mais distante e também tem um trajeto difícil, com quase 100km de deslocamento com grande parte em terra, para quem sai de Ponte Alta do Tocantins.
A Lagoa do Japonês está localizada no município de Pindorama do Tocantins, próximo a região de Natividade do Tocantins, por este motivo, muitos passeios e expedições passam antes na Lagoa do Japonês para chegar em Ponte Alta do Tocantins.
Tem boa estrutura; é cobrado um valor de entrada. Há também locação de máscara de mergulho, boias e sapatilhas. Estas últimas são indispensáveis para maior conforto durante a visita a Lagoa do Japonês pois esta tem muitas rochas pontiagudas que podem causar ferimentos, além dos peixes que podem causar incomodo para algumas pessoas. Nós levamos as nossas, pois em diversos pontos do Jalapão é aconselhável usar.
Na Lagoa do Japonês há um bom restaurante, com pratos a base de peixe e carnes, além de porções e um bar com diversos tipos de bebidas alcoólicas, sucos e refrigerantes. Se você decidir almoçar na Lagoa do Japonês, faça a reserva logo na sua chegada e combine o horário que você gostaria de almoçar antecipadamente, assim praticamente não há espera.
É importante fazer reserva antecipada para visitar o local, pois existe limitação no número de visitantes diário na Lagoa do Japonês, devido ao controle ambiental.
Há um deck para entrar na lagoa, um pequeno deck flutuante no meio da lagoa, a gruta que fica a direita de quem entra na lagoa com lindas formações rochosas e um azul incrível da água. A gruta pode ser acessada por meio de um pequeno barco ou à nado.
Também tem uma tirolesa que atravessa toda a lagoa, o valor é cobrado à parte.
Realmente a Lagoa do Japonês é uma atração indispensável para quem viaja até o Jalapão, pela beleza do local e uma boa infra estrutura.
Rio Soninho fica no município de Ponte Alta do Tocantins; o acesso é feito por um pequeno trecho asfaltado e, depois, por uma estrada de terra. A distância de Ponte Alta do Tocantins até o Rio Soninho é de 65km.
Tem pequenas quedas d'água e um trecho que o leito do rio é um enorme granito, onde é possível se refrescar nas águas do rio.
Do Rio Soninho seguimos até a Cachoeira da Fumaça. Seguimos por, mais 25km. Este trecho da estrada é mais esburacado, com pedriscos soltos, areia fofa e passagem por um rio - no dia que fomos estava bem baixo.
Há uma área de estacionamento à esquerda da ponte; atravessando-a há uma boa área para banhar-se no rio. Seguindo pelo lado direito, depois da ponte, há uma trilha para chegar à Cachoeira da Fumaça e passar por trás dela; no dia que fomos nem tentamos, pois o volume da água estava muito forte!
Antes da ponte, à direita, após uma pequena caminhada, chega-se a um bom ponto para admirar a bela Cachoeira da Fumaça!
Esse é um destino que não parece ser muito comum nos passeios pelo Jalapão, talvez pela distância ou dificuldade de acesso... mas vale muito a pena porque o Rio Soninho, a Cachoeira da Fumaça e todo caminho, são lugares muito bonitos e legais para quem curte offroad!
Para mais informações acesso o Site do Canal SerrAcima:
http://www.canalserracima.com.br
Com auxílio do Wikiloc, fizemos diversos caminhos pelo Jalapão e em nenhum nos perdemos. Estas trilhas que estamos postando foram gravadas por nós durante nossa viagem ao Jalapão.
Não temos nenhum patrocínio ou ligação com a empresa que elabora e mantém o Wikiloc, só estamos compartilhando esta ferramenta, que nos auxiliou muito durante todos os percursos pelo Jalapão.
Mateiros é a cidade que fica no coração do Jalapão!
Com certeza quem viaja para o Jalapão conhecerá e muito provavelmente passará pelo menos uma noite nessa cidade que fica bem no centro do Jalapão e onde está localizado o Parque Estadual do Jalapão.
Na cidade também estão o maior número de atrações para serem visitadas no Jalapão, como:
Cachoeira da Velha
Rio Novo
Dunas,
Cachoeira do Formiga.
Os fervedouros:
Ceiça,
Buritis,
Encontro da Águas,
Fervedouro do Sono,
Macaúbas,
Fervedouro do Salto.
E não deixe de conhecer o Povoado de Mumbuca, com toda a arte feita em Capim Dourado!
Mateiros com certeza é onde se encontra o melhor e mais bonito do Jalapão!
No caminho entre Ponte Alta do Tocantins e Mateiros existe um Paraíso escondido: A Prainha do Rio Novo e a Cachoeira da Velha.
Um desvio de aproximadamente 30km te leva até a Cachoeira da Velha e a Prainha do Rio Novo. Mas antes de chegar ao Paraíso, tem um caminho nada fácil... o acesso por uma estrada de terra com bastante costela de vaca, aquelas ondulações que faz com que o carro vibre muito, parece que tudo vai desmontar; alguns trechos não é possível passar dos 20km/h pois as ondulações são bem altas.
Antes de chegar até o Rio Novo, tem uma parada na Fazenda Triagro, onde diz a lenda que era uma fazenda de refino de drogas de um famoso traficante internacional, o Pablo Escobar. Pelo isolamento e distância de tudo que fica a fazenda Triagro não é difícil de acreditar nesta história!
O Jalapão é famoso por suas paisagens rústicas, que mudam muito em sua extensão e também com as estações do ano... A Cachoeira da Velha e a Prainha do Rio Novo são exemplos destes contrastes: no mesmo rio você contempla a força das quedas da Cachoeira da Velha e poucos metros após, seguindo o curso do rio, uma praia de águas tranquilas e areia fofa, ótima para um banho refrescante.
A Cachoeira da Velha também é chamada de Cataratas do Jalapão devido ao seu tamanho e força das águas.
As belezas desta paisagem em meio ao cerrado, é algo que merece ser conhecido e preservado por todos assim como todo o Jalapão.
Uma Curiosidade é que a Cachoeira da Velha e a Prainha do Rio Novo estão no município de Mateiros - TO, mas muito próximo a São Félix do Tocantins. No entanto, não há uma passagem por este ponto, então a volta deve ser dada passando por Mateiros, bem no centro do Jalapão.
A Cachoeira do Formiga em Mateiros TO, é com certeza uma das atrações de Mateiros que não pode faltar no seu roteiro pelo Jalapão!
Viajar para o Jalapão para nós foi uma grande coleção de ótimas surpresas, lugares lindos, pessoas ótimas, paisagens de tirar o fôlego... e a Cachoeira do Formiga é uma dessas ótimas surpresas!
Sempre que pensamos em cachoeiras, nos vem a mente as grandes cachoeiras, exuberantes pela sua queda; mas este não é o caso da Cachoeira do Formiga: sua queda pequena, mas ótima para tomar uma hidromassagem natural, também é uma moldura branca para o lindo lago de cor azul esverdeado e de uma transparência impressionante.
O poço maior, de frente a queda d'água tem uma correnteza mais forte e também é mais profundo (recomenda-se cuidado); há um deck gostoso para pular na água. há também um poço menor, com acesso por degraus, com menos correnteza, muito bom para relaxar. A água tem uma temperatura ótima, nem dá vontade de ir embora!
Para entrar na Cachoeira do Formiga paga-se uma taxa Também há um restaurante.
Não é permitido a entrada utilizando protetor solar e repelente.
Tudo isso faz da Cachoeira do Formiga um lugar inesquecível, que vale muito a pena visitar!
Não Pode ficar fora do Roteiro!
A cidade de São Félix do Tocantins foi a nossa última parada na nossa expedição Jalapão.
A cidade tem várias atrações naturais, como os fervedouros e cachoeiras. Nós visitamos o Fervedouro Bela Vista e a Cachoeira das Araras, além de Cachoeira do Prata no caminho entre Mateiros e São Félix do Tocantins.
São Félix do Tocantins pode ser a entrada de quem vai visitar o Jalapão, ou pode ser a saída como foi nosso caso.
Tem boas opções de hospedagem, mas sempre faça reserva, pois as opções são em número limitado para a procura cada vez maior do turismo na região.
A estrada de acesso é bem difícil a bela e isolada Cachoeira do Prata fica dentro do Parque Nacional das Nascentes do Parnaíba, bem próxima das divisas do chamado MATOPIBA – sigla dos estados que compõem a região: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O acesso é gratuito.
Para entrar na Cachoeira das Araras paga-se uma taxa para entrar e pode-se seguir de carro até pertinho da cachoeira. Tem um poço delicioso para nadar e dá para chegar até onde a cachoeira deságua, muito relaxante! Lá também tem restaurante e o atendimento foi ótimo!
Nós planejamos e sonhamos muito em conhecer o Jalapão; pesquisamos muito e resolvemos fazer a viagem sozinhos, sem guia. Se quiser saber mais sobre o nosso planejamento, leia esta matéria que fizemos com todos os detalhes e que complementam os vídeos.
Clique no botão e inspire-se:
...de Viajantes para Viajantes!
Você vai gostar de conhecer: