Antonina é uma cidade histórica e charmosa no litoral do Paraná, cercada por montanhas da Serra do Mar e belezas naturais. Foi fundada em 1714 e tem um patrimônio cultural e arquitetônico muito rico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sua população é de cerca de 19 mil habitantes e sua área é de 882 km².
Antonina já teve papel importante na economia do Estado do Paraná, devido ao Porto de Antonina. Hoje se transformou em pólo turístico com muitas atrações para quem gosta de história, cultura e natureza. No centro histórico, é possível admirar as construções coloridas e artísticas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, que data de 1714 e tem uma vista privilegiada da baía. A Praça Coronel Macedo é outro ponto de destaque, com um coreto e uma área verde bem cuidada.
A atração mais legal em Antonina, com certeza é o Passeio no Trem Caiçara, que liga as cidades de Antonina e Morretes. Quem faz o passeio tem a oportunidade de saber muito da história do município com o Chefe do Trem o Sr. Alcimar Meira Gonçalves, uma verdedeira enciclopédia de Antonina. Saiba mais sobre o chefe do trem no Facebook .
A Baía de Antonina é um dos lugares mais visitados da cidade, pois oferece uma paisagem deslumbrante e muita tranquilidade. Em Antonina também há opções de trilhas, cachoeiras e mirantes para quem gosta de aventura e contato com a natureza.
Antonina é uma cidade que encanta pela sua simplicidade e beleza. É um destino ideal para quem busca relaxar, conhecer um pouco da história do Paraná e se surpreender com as maravilhas da Serra do Mar e com a gastronomia, com destaque para os frutos do mar.
Aos sábados e domingos acontece um passeio de Maria Fumaça cheio de histórias, ligando as cidades de Antonina e Morretes, na região do litoral paranaense.
O trajeto percorre o ramal de Antonina, que antigamente servia de transporte de produtos para o embarque no Porto de Antonina. O Ramal principal, ativo até hoje, segue até o Porto de Paranaguá.
Após os 16 km de trajeto, o a Maria Fumaça à Antonina. A cidade teve grande importância no desenvolvimento do Estado do Paraná com as Indústrias Matarazzo e o Porto da cidade chegou a ser o quarto maior do país.
A Estação Antonina foi construída em 1922 para substituir a antiga estação, de 1892, que foi destruída por um incêndio. Ela foi reformada em 2003 e hoje é considerada patrimônio cultural do estado do Paraná.
Na Estação há uma exposição de fotos e objetos que contam a história da ferrovia. Na parte externa ainda se encontram vagões antigos que foram usados na ferrovia. Há uma loja de artesanato, onde você pode comprar a sua lembrancinha e também produtos da região.
No dia em que visitamos havia uma exposição com desenhos de pássaros da mata atlântica feitos com caneta esferográfica por uma artista dinamarquesa que mora no Brasil.
Há um restaurante, o Baía dOuro, onde almoçamos um peixe delicioso.
Quem decide fazer somente um trecho de trem contrata o retorno de van. Fique atento pois a van parte logo depois da chegada do trem. Nós optamos por comprar a passagem de trem para voltar para Morretes.
No caminho de volta a inclinação da via férrea faz com que a viagem demore um pouco mais.
Isso se não houver uma interrupção - um bode que mora em uma propriedade próxima aos trilhos é bem territorialista e resolve enfrentar o trem.
O chefe da estação disse que têm combinado com o dono da propriedade para manter o animal preso enquanto o trem passa para que ele não se machuque enquanto tenta impedir a passagem do trem.
Essa é só mais uma das dezenas de histórias que são contadas pelo caminho!
INFORMAÇÕES
Acontecem passeios aos finais de semana, mas confirme no site ou no Instagram os Horários e dias de passeios.
https://www.instagram.com/tremcaicara/
Você pode iniciar o Passeio em Antonina ou Morretes. Para quem faz apenas um trajeto, não esqueça de confirmar o translado de volta. A Van parte de volta poucos minutos depois da chegada do trem na estação, fique atento para não perder o transporte de volta
Você também pode comprar passagens e retornar de trem.
Com certeza uma ótima opção para quem faz o passeio do Trem Caiçara entre Antonina e Morretes no estado do Paraná. O Restaurante Baía Douro fica na Estação de Antonina. Tem mesas do lado externo junto a alguns vagões do trem. Também tem mesas internas, dentro da Estação de Antonina.
Ambos os espaços são muito agradáveis e nos fazem sentir em um outro tempo!
Provamos uma porção de camarões, em um dia que estava bastante sol, acompanhado de uma cerveja gelada, uma ótima harmonização!
Já na segunda vez o dia estava mais chuvoso, neste dia pedimos um Peixe a Belle Meuniere e Petit Gateau de sobremesa.
Na região, além do Barreado, prato típico do litoral paranaense, os frutos do mar são muito frescos e tem deliciosas preparações e combinações.
E no Restaurante Baía Douro pudemos provar um pouco da gastronomia da região; o atendimento foi muito bom e estava tudo delicioso.