O Estado do Paraná é cheio de atrações turísticas dos mais variados tipos. É lá que acontece a viagem de trem mais bonita do Brasil, saindo da capital Curitiba e indo até a cidade histórica de Morretes, na região litôranea do estado. Além de Morretes, outra cidade histórica muito charmosa é Antonina e entre estas duas cidades também tem um passeio de trem incrível, o Trem Caiçara.
No Paraná está localizada uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo: as Cataratas do Iguaçu, um dos destinos mais visitados do Brasil!
Em Curitiba o que não faltam são parques para visitar; entre eles, a Ópera de Arame e o famoso Jardim Botânico, com sua estufa de vidro que se transformou no símbolo de Curitiba e do Paraná.
No interior do estado você pode encontrar muitas atrações naturais, como o Parque Vila Velha, com sua exuberantes formações de arenito; as cachoeiras gigantes de Prudentópolis, colônia ucraniana que além das belezes naturais, recebe muito bem os turistas com passeios maravilhosos e ótima comida.
Por falar em gastronomia, o Paraná tem ótimos restaurantes. Entre eles, o tradicional Madalosso, um dos maiores restaurantes do mundo; além de uma cultura cervejeira que vem se fortificando no estado, com ótimas cervejarias artesanais.
Curitiba, a capital do Paraná, é uma cidade cheia de história, cultura e atrações turísticas. Foi fundada em 1693 por bandeirantes portugueses. A cidade foi inicialmente chamada de "Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais". Em 1853, Curitiba foi elevada à categoria de cidade.
A cidade se destaca no cenário brasileiro por ser moderna e arborizada. Curitiba é conhecida como a "Capital Verde do Brasil". Tem uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes.
É referência no sistema de transporte público que é baseado em estações ao longo das principais avenidas e baseado em ônibus biarticulados. A cidade também é conhecida por sua arquitetura contemporânea, com destaque para os projetos do arquiteto Oscar Niemeyer.
É uma cidade com uma forte cultura gastronômica, com destaque para a culinária italiana, alemã, ucraniana e polonesa. A cultura da cerveja artesanal está em pleno desenvolvimento, com ótimas opções por toda a cidade.
Curitiba oferece uma variedade de atrações turísticas, experiências gastronômicas e principalmente parques públicos.
O Jardim Botânico é um dos principais pontos turísticos da cidade. É considerado um dos mais bonitos do mundo e sua estufa baseada no Palácio de Cristal de Londres é o simbolo da cidade. Já o Museu Oscar Niemeyer é um complexo arquitetônico projetado pelo renomado arquiteto brasileiro. O museu abriga uma coleção de obras de arte moderna e contemporânea. O maior parque da cidade é Parque Barigui. O parque é perfeito para passeios ao ar livre, prática de esportes e relaxamento. Outro ponto muito frenquentado por turistas e que geram muitas fotos "instagramáveis" é a Ópera de Arame.
O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais pontos turísticos da cidade. Com uma área de 278 mil metros quadrados foi inaugurado no ano de 1991.
Abriga uma grande diversidade de plantas e flores, além de atrações culturais e educativas - um verdadeiro oásis verde no coração da cidade de Curitiba!
O Jardim Botânico fica no centro de Curitiba; para quem vai de carro está a 3 km do Marco Zero da cidade.
O legal de visitar Curitiba é que o deslocamento é bem fácil. Em todos os lugares chegamos fácil de carro usando o Google Maps, mas o sistema de transporte coletivo também é muito bom. além de você poder usar o sistema URBS e visitar a maioria dos pontos turísticos da cidade usando a Linha Turismo.
Não deixe de visitar o Centro Histórico, que é a região mais antiga da cidade; lá estão diversos edifícios históricos e culturais. Aproveite para saborear a culinária alemã e o tomar um chopp gelado no Bar do Alemão, um dos mais tradicionais da cidade!
Outro lugar para tomar uma cerveja artesanal no Brew Pub Hop n' Roll no centro de Curitiba. Ótimas cervejas produzidas na casa e outras em parcerias, todas muito boas. Os lanches são ótimos e harmonizam muito bem com cerveja. O Ambiente é muito bom e o atendimento é ótimo, além de tocar o melhor do bom e velho Rock n' Roll!
Para cervejeiros fãs de Rock n'Roll e principalmente aqueles que curtem o Iron Maiden, Não Podem deixar de conhecer e provar as cervejas da BodeBrown e sua linha de cervejas Trooper, todas endoçadas por Bruce Dickinson e Iron Maiden.
A loja ainda conta com uma série de produtos com a marca Iron Maiden, além de outras cervejas.
Fique atento aos dias que tem eventos na cervejaria, para que sua experiência seja completa.
Outro ponto para visitar é o Mercado Municipal, um mercado tradicional com uma variedade de produtos frescos. Também é interessante dar uma passada na Rua 24 Horas, com lojas, restaurantes e bares que ficam abertos 24 horas por dia.
Curitiba é uma cidade que oferece uma experiência única aos visitantes. Com sua história, cultura, atrações turísticas e beleza natural, Curitiba é uma cidade perfeita para uma viagem de lazer ou de negócios.
A gastronomia de todo estado do Paraná é bastante rica e diversificada, devido as muitas influências trasidas pelos imigrantes. Um destaque da Gastronomia de Curitiba é o Restaurante Madalosso, o maior restaurante da América Latina e um dos maiores do Mundo!
O Restaurante começou pequeno, em 1963 eram apenas 3 mesas, hoje atende mais de 4500 pessoas por dia.
O Restaurante atende em forma de rodizio de massas e claro o tradicional Frango com Polenta frita, além de muitos pratos tradicionais italianos.
Destaque para as messas recheadas, com Goiabada com Queijo e com recheio de Figo.
O Rodízio ainda conta com carnes e saladas, tudo muito gostoso! 😋
Tem um estacionamento enorme para atender os clientes, tem parque para as crianças se divertirem e a Villa Madalosso com diversos tipos de produtos.
O Madalosso está localizado no traticional bairro de Santa Felicidade, que reúne muitos restaurantes e empórios.
Outro restaurante de comida italiana e bem tradicional e A Pamphylia Ristorante, com cardápio "a la carte", com muitas variedades de pratos. O Restaurante fica em um prédio histórico muito bonito, no bairro Batel. Tem decoração bem típica de cantinas italianas, com muitas fotos e posteres de filmes.
A comida é muito bem preparada e os pratos são saborosos.
Se tiver dificuldade em estacionar o carro uma opção é o shopping center que fica em frente ao restaurante.
Curitiba também tem muitos eventos, um deles é o Coral de Natal no Palácio Avenida, que atrai milhares de pessoas todos os anos.
Essa foi a 29ª edição do evento, que aconteceu no mês de dezembro de 2019, no Palácio Avenida, na Rua das Flores, centro de Curitiba.
O tema do evento muda anualmente; em 2019, o último ano antes da pandemia foi: "As Cores do Natal" - o espetáculo apresentou um futuro imaginado pelas crianças.
A apresentação contou com cerca de 100 crianças e com mais de 400 pessoas envolvidas na produção do espetáculo entre direção, equipe técnica, anjos e coralistas. Em 2019 os anjos foram funcionários Bradesco e seus familiares dedicados aos cuidados com as crianças.
Em 2022 o evento retornou e foi um sucesso!
Saiba mais em:
A viagem de Litorina começa na Rodoferroviária de Curitiba.
Assim que embarcamos no trem fomos recebidos pela guia, que nos passou as informações de segurança e sobre o passeio. O passeio começa com um brinde com espumante. Durante o trajeto, a guia foi contando a história da construção da via férrea, com detalhes da região, uma verdadeira aula!
Os vagões têm bonita decoração, poltronas confortáveis, bastante espaço e janelas amplas para os passageiros apreciarem a paisagem.
No início da viagem a paisagem é do trecho urbano de Curitiba, e começa o serviço de bordo, com sanduíche de presunto e queijo, barrinha de cereal, e um biscoito doce.
Durante toda a viagem são servidas bebidas, como água, suco, cerveja e chá.
Com aproximadamente quarenta minutos de viagem, passamos pela Estação e pelo Túnel da Roça Nova e a Guia chama a atenção dos passageiros para observarem do lado direito a chaminé da antiga casa de bombas que abastecia Curitiba.
A partir deste ponto a paisagem fica incrível; o Pico do Marumbi pode ser observado por vários ângulos; a Cachoeira Véu da Noiva que fica dentro de um vale muito profundo e a paisagem da Mata Atlântica, neste ponto que é o mais preservado no Estado do Paraná.
A viagem segue até a parada no Mirante do Santuário de Nossa Senhora do Cadeado.
O Trem passa por uma obra de arte da engenharia brasileira, a Ponte São João, a maior da Ferrovia Paranaguá - Curitiba, com 112 metros de comprimento, e 54 metros de altura no ponto mais alto.
A ponte foi construída na Bélgica e transportada em pedaços para o Brasil; foi inaugurada em 26 de junho de 1884. A ponte é tão alta que parece que o trem está flutuando no ar quando passa por ela. A ferrovia é considerada a maior obra ferroviária do Brasil; os irmãos Rebouças foram os responsáveis por todo o projeto. Eles são os primeiros engenheiros afrodescendentes do Brasil e sua obra é um marco na engenharia brasileira.
Às 14 horas chegamos em Morretes; fomos almoçar no Restaurante Stazione Morretes e claro que o prato servido não poderia ser outro, o Barreado, prato típico da região. Uma carne bem temperada, cozida por muitas horas em panela de barro selada com farinha.
Depois do almoço ainda deu tempo de dar uma volta pelo centro de Morretes. A cidade é cheia de história; o povoado foi fundado em 1721 e se desenvolveu principalmente pela produção e comercialização da erva mate. A cidade é rodeada pela Serra do Mar e pelo Rio Nhundiaquara, uma paisagem exuberante que nos remete a um cenário de filme.
Em Morretes também visitamos o Parque Temático Hisgeopar, onde há uma imensa maquete que serve como base para que um monitor conte com detalhes a história da colonização e a geografia do estado do Paraná.
Ainda visitamos a cidade de Antonina e passamos pela Estrada da Graciosa.
O Passeio todo é incrível, com lindas paisagens e muitas histórias para contar! A Litorina é operada pela empresa Serra Verde Express. A compra de passagens e pacotes pode ser feita pelo site e o ideal é comprar com antecedência pois a procura é muito grande!
Localizado a cerca de 90 quilômetros de Curitiba e a 20km de Ponta Grossa. O acesso ao parque é feito no km 515 da Rodovia do Café, sentido Curitiba/Ponta Grossa. No local há um amplo estacionamento.
Para iniciar a visita o turista deve ir ao centro de visitantes, escolher as atrações e atividades que deseja realizar e pagar os ingressos e a taxa do estacionamento.
Você pode comprar os ingressos antecipadamente pelo site e apresentar os vouchers no centro de visitantes.
Se você tem interesse em fazer muitas atividades, fique atento aos horários, recomendamos chegar cedo ao parque.
Um ônibus sai de frente ao centro de visitantes com destino a Lagoa Dourada onde é feita uma parada de aproximadamente 15 minutos para apreciar a Lagoa.
O Passeio segue por mais um trecho de ônibus até onde estão as Furnas mais Profundas.
O Parque possui 12 Furnas, Dolinas ou Cavernas Verticais. Esta é uma área de afloramento da Formação Furnas, com rochas sedimentares de origem marinha costeira cuja idade é de aproximadamente 400 milhões de anos.
As furnas que apresentam água são interconectadas por um lençol freático, chamado de aquífero Furnas. Por isso, os lagos possuem o mesmo nível de altura na superfície.
Uma curiosidade é que nas Furnas vive uma espécie única de peixe, o Lambari da Furna.
A área das furnas tem muitas atrações como arvorismo e tirolesa, além de infra estrutura com sanitários, lanchonetes e pontos de descanso.
O parque foi criado em 1953, sendo o primeiro parque estadual do Paraná.
A área foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1970.
A Trilha dos Arenitos é uma das principais atrações turísticas do Paraná.
Um ônibus que sai de frente do Centro de Visitantes deixa os turistas em uma parada onde são recebidos por um guia que explica sobre as formações geológicas e como é feito o passeio, que é auto guiado.
Possuem diferentes formas que nos fazem viajar na criatividade.
Olhar para as variadas formações rochosas e imaginar quais figuras representam ou com quais animais se parecem é um estímulo para a imaginação!
Algumas formas são mais fáceis de perceber, como a cabeça do leão e a garrafa de um famoso refrigerante esculpido no arenito.
A sinalização do parque ajuda os visitantes nesse divertido exercício porque algumas formas requerem mais imaginação como o gorila e a proa do navio.
E de todas as formas, a mais famosa com certeza é a taça que por sinal é o símbolo do Parque Vila Velha!
E para aproveitar ao máximo sua visita ao Parque Estadual Vila Velha:
O parque está aberto das 9h às 17h exceto às terças-feiras.
Uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas do Iguaçu são um conjunto de 275 quedas e estão localizadas na divisa do Brasil com a Argentina.
Tanto do lado brasileiro quanto do lado argentino, é necessário acessar ou o Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) ou Parque Iguazú (Argentina).
O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939 e conta com completa infraestrutura para receber turistas do mundo inteiro. O passeio começa no Centro de Visitantes em um ônibus e depois o turista pode contunuar caminhando e apreciando a paisagem única.
Com certeza os grandes destaques são o Macuco Safari (atração paga à parte) onde uma embarcação te leva muito próximo as quedas. E a estação - Trilha das Cataratas, onde você pode acessar a passarela que te deixa bem de frente para a Garganta do Diabo, a queda mais fantástica do parque.
Dica: fique atento, pois na passarela, você vai se molhar; use capa de chuva e proteja seus pertences que não podem entrar em contato com água. Se quiser fotografar este ponto, utilize câmeras resistentes a água ou use proteção para o celular.
Ao final do percurso você chega ao Espaço Porto Canoas, com lanchonete, lojas e uma bonita paisagem do Rio Iguaçu antes de cair nas Cataratas.
Informações:
Horários: Todos os dias das 9:00 às 16:00
Informações em:
http://www.cataratasdoiguacu.com.br/
Ingressos somente On line:
https://cataratasdoiguacu.com.br/ingressos/
Fique atento aos valores dos ingressos, pois eles variam para locais, estrangeiros e brasileiros/mercosul.