Para quem acha que as cidades históricas no Brasil só estão localizadas no estado de Minas Gerais, está muito enganado. E a maior prova disto é a bela cidade de Pirenópolis, com belas construções antigas, tradições seculares, suas praças e seu calçamento todo em pedra. É uma das cidades históricas mais bonitas e charmosas do Brasil e atrai muitos turistas vindos principalmente de Brasília e Goiânia, que lotam a cidade aos finais de semana em busca de cachoeiras, atrações culturais e a gastronomia regional.
O que não falta em Pirenópolis são opções gastronômicas, é só ir até a Rua do Rosário, escolher entre os inúmeros, restaurantes, bares e Pubs e aproveitar da boa gastronomia da região.
Mas existem lugares muito especiais como a Fazenda Babilônia, que serve um tradicional Café Sertanejo após uma visita pela fazenda histórica, veja tudo isso no vídeo ao lado.
O Café da Manhã na Fazenda Babilônia é servido com ingredientes preparados na Fazenda Babilônia, que são frutos da pesquisa da Dona Telma, proprietária da fazenda.
O Café Sertanejo é composto por mais de 40 itens, da tradicional comida tropeira, elaborada para as longas viagens da tropa que saia de Pirenópolis para São Paulo, com seus carros de boi carregados de açúcar.
Este foi outro lugar legal que conhecemos, que fugiu do convencional. Na primeira olhada parecia ser apenas uma esfiharia, mas o lugar tem uma proposta bem interessante, com esfihas bem artesanais e sucos naturais, tudo em um ambiente bem descontraído e ótimo atendimento, boa opção para quando você não quer ficar no agito da Rua do Rosário.
Na cidade de Pirenópolis acontecem anualmente diversas festas tradicionais, como a Procissão do Fogaréu que acontece na Sexta - Feira Santa, o Carnaval e a Festa do Divino, que é tão tradicional que tem até um museu dedicado à tradição e a história da festa, veja o vídeo ao lado. Visite o museu que fica no prédio da antiga cadeia, a visita é bem rápida e dá para entender mais sobre as tradições da cidade.
Outro lugar que achamos muito legal em Pirenópolis é o Museu Rodas do Tempo, um museu com foco nos veículos de duas rodas, motos e bicicletas, mas ainda tem uma sala que reconstitui uma antiga oficina, alguns veículos raros como a Romizetta e uma área dedicada a brinquedos do universo das duas rodas.