Conheça diversos tipos de restaurantes com diferentes propostas gastronômicas, que criam as mais variadas experiências de sabor, aromas e culturas.
Turismo Gastronômico ou Turismo de Gastronomia vem ganhando cada vez mais a atenção de viajantes em todo mundo, impulsionado por redes sociais e programas que abordam o tema como: Chef's Table, disponível na Netflix e o programa brasileiro transmitido na Food Network - Tempero na Mochila.
Até o governo brasileiro percebeu o potencial do Turismo Gastronômico e em 2022 lançou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico e realizou o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de março de 2022. Esperamos que o governo continue com esta iniciativa e reforce ainda mais o potencial do Brasil como um dos principais destinos gastronômicos mundial.
Aqui no Canal SerrAcima compartilhamos aquelas experiências que mais nos agradaram. E como sempre lembramos que experiências são sentimentos individuais; o que para uma pessoa é uma experiência incrível, para outra pode ser horrível. Mas só existe uma forma de saber: indo até lá para conhecer!
O Restaurante Casa Branca fica dentro do Parque das Águas de São Lourenço, então se programe para ter um ótimo almoço e passar um dia muito agradável no Parque das Águas, com suas belas paisagens e suas águas minerais com propriedades terapêuticas.
O Restaurante fica em uma construção às margens do Lago de São Lourenço, deixando a bonita construção ainda mais agradável e com uma paisagem de encher os olhos.
O Restaurante tem um menu bem variado com ótimas opções de carnes e massas, tudo com um toque especial da Culinária Mineira.
Uma das melhores coisas de viajar para Minas Gerais é aproveitar as incríveis experiências gastronômicas, a capital Belo Horizonte é cheia de ótimos restaurantes e abrilhantam ainda mais a culinária mineira.
O Restaurante Xapuri fica próximo à Pampulha, é um ambiente rústico e muito agradável.
Serve a tradicional Culinária Mineira, preparada em fogão a lenha. Com muitas opções no cardápio, desde porções a pratos completos.
Nossa dica é a porção de torresmo de barriga e a Costelinha da Sinhá: Costelinha de porco acompanhada de arroz, feijão tropeiro, mandioca frita e couve.
E também provamos o Lombo Assado na Panela, acompanhado de arroz, Tutu e batatas douradas.
Para a sobremesa, adoramos o quindim, estava divino!
No espaço há também uma loja com artesanato e Produtos Regionais.
Para nós, um dos melhores restaurantes de comida Mineira que já visitamos! O Restaurante começou como um armazém, que ainda está lá no mesmo lugar. O Armazém era cuidado pelo sr. Jair Bertolotti, que fritava torresmo e fazia uma limonada e caipirinha muito elogiados. E de torresmo em torresmo, tornou-se um restaurante onde a comida mineira brilha em pratos típicos, de preparo, apresentação e sabor que impressionam!
Sugerimos que você faça reserva antecipada, acesse o link do instagram.
Uma ótima opção de onde comer em Diamantina - MG.
O Restaurante Relicário fica no centro histórico de Diamantina, bem ao lado do Mercado dos Tropeiros.
Endereço: Rua Joaquim Gomes da Costa, 59 - Diamantina, MG.
O Restaurante é todo decorado com peças antigas, um verdadeiro Relicário. Um exemplo são os suportes para os pratos, que são discos de vinil.
Nós provamos a Homenagem ao Serro: são Dadinhos de Tapioca com Queijos do Serro e Coalho, acompanhados com molho Barbecue de Goiabada Cascão, uma combinação deliciosa!
Provamos também Carne de Lata: Pernil de Porco, conservado em lata, prato muito típico da culinária mineira, servido com crispy de couve e petisco de maçã picante, surpreendente!
Todos os pratos têm belas apresentações e todos muito deliciosos!
O Restaurante Relicário é uma ótima opção para provar releituras da comida tradicional mineira.
Localizado na Orla Bardot em Búzios, o restaurante Madame Bardot fica em uma linda construção, com vista para o espetacular mar azul de Búzios.
No Cardápio, há muitas opções de drinks,e pratos à base de peixes e frutos do mar, o camarão é delicioso.
Se você curte ceviches ou peixes, o restaurante Madame Bardot pode ser uma boa opção na região.
O ambiente é extremamente agradável, com mesas ao ar livre, com bastante sombra e como já dissemos, à beira do maravilhoso mar de Búzios.
Link Google Maps: https://goo.gl/maps/asb1sDiDD25pHM8R6
Endereço:
Av. José Bento Ribeiro Dantas, 805 - Lot. Triangulo de Buzios, Búzios - RJ, 28950-000
O Point Calamares fica na Praia Grande de Arraial do Cabo, uma das praias mais movimentadas da Região. O restaurante fica no calçadão bem próximo a estátua da atriz Flávia Alessandra.
Se você chegar cedo ao restaurante, escolha uma mesa com o visual incrível da Praia, principalmente no Pôr do Sol.
Nós fomos lá para almoçar e nos impressionamos com a bela paisagem da areia branca contrastando com Azul do Mar, a praia grande atrai muitos turistas durante toda a época de verão.
De entrada pedimos um surpreendente e delicioso Kibe de peixe, que junto com uma batida gelada de maracujá, ficou sensacional.
A Brisa constante que sopra vindo do mar refresca o ambiente despojado, que mantém o clima de quiosque de praia, nada melhor para combinar com o lugar.
Para o prato principal pedimos Anchova Frita com arroz, fritas, salada e Pirão, muito bem servido e muito gostoso.
É um ótimo lugar para apreciar a gastronomia, a paisagem e o pôr do Sol
Batida de Maracujá
Essa é realmente uma experiência única no sentido literal da palavra. No Brasil só existe uma colônia finlandesa, que fica no distrito de Penedo, cidade de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. E em Penedo existe somente este restaurante especializado em comida finlandesa, com pequenas adaptações aos ingredientes brasileiros.
Recomendamos muito esta experiência!
Se tiver a oportunidade, conheça o proprietário do restaurante, o Artista Plástico Sr. Martii!
Bem na Base do lindo Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú, tem um ótimo lugar para passar horas muito agradáveis e apreciar a típica comida da Mantiqueira.
Este lugar é o Restaurante Pedra do Baú.
Vem com a gente SerrAcima!
Localizado a 10km de São Bento do Sapucaí, seguindo pela rodovia Rod. Pref. Benedicto Gomes de Souza até a Rodovia Municipal Ana Chata. Ana Chata é uma pedra que fica ao lado da Pedra do Baú.
Aproveite e curta o visual do caminho!
No Restaurante Pedra do Baú tem um belo jardim, um letreiro para fotos e uma lojinha de lembranças e artesanato.
No restaurante existem muitas opções no Self Service, com saladas e pratos quentes e sobremesas. Também há pratos à La Carte.
Uma sugestão de restaurante para o almoçar uma comida típica da fazenda para quem está visitando a Cachoeira Dos Pretos e Cachoeira Escondida.
O restaurante O Caipirão é uma boa opção também para quem quer fazer um Off Road leve, entre Joanópolis e São Francisco Xavier, ou ainda para quem vai fazer o caminho de Joanópolis até Monte Verde.
Prove os pratos a base de carne de porco, tem um bom torresminho, crocante e quentinho.
O Caipirão fica na Estrada Para a Cachoeira, a uns 10km do centro de Joanópolis. Vale a pena conferir o almoço com a paisagem da bela Serra da Mantiqueira!
No Centro da Capital paulista, no Largo do Paissandú fica uma das lanchonetes mais tradicionais de São Paulo.
O Ponto Chic foi fundado em 1922, sua inauguração coincidiu com a realização da Semana de Arte Moderna em São Paulo.
O bar foi reduto dos artistas modernistas como Mário de Andrade, Anita Malfatti e Monteiro Lobato.
Hoje existem mais unidades, mas a tradicional é a do Largo do Paissandú.
A fama se dá pelo verdadeiro Bauru, o mais tradicional sanduíche paulistano.
Vivemos uma experiência única na cidade de Pirenópolis - Goiás!
Conhecemos a Histórica Fazenda Babilônia que fica a poucos quilômetros do centro de Pirenópolis.
Se você está procurando bons restaurantes, lugar para provar uma comida típica da região, ou comida tropeira, recomendamos você conhecer a Fazenda Babilônia.
Nós optamos por tomar o Café da Manhã na Fazenda Babilônia onde é servido o Café Sertanejo, com ingredientes preparados na Fazenda Babilônia, que são frutos da pesquisa da Dona Telma, proprietária da Fazenda.
O Café Sertanejo é composto por mais de 40 itens, da tradicional comida tropeira, elaborada para as longas viagens da tropa que saia de Pirenópolis para São Paulo, com seus carros de boi carregados de açúcar.
Delicioso Café Colonial em São Joaquim - Santa Catarina.
Se estiver em São Joaquim, não deixe de fazer uma refeição no Boulevard Café Colonial, tem muitas opções de Salgados, embutidos e o Queijo Serrano Típico da Serra Catarinense. Tem pizzas e sopas.
Para a sobremesa tem muitos tipos de doces, como o Pastel de Banana, Cucas e os deliciosos bolos confeitados, um sucesso na cidade toda.
Tudo delicioso! O atendimento é excelente e o preço é ótimo!
Zapi Zen é uma Pizzaria que fica bem no centro de Bonito - MS, que tem em seu cardápio pizzas pra lá de especiais!
As pizzas têm massa fininha e podem ter borda especial recheada com requeijão, a pizza que experimentamos estava deliciosa!
Harmonizamos a pizza com uma cerveja Weiss, da Cervejaria Prosa de Campo Grande e pra completar a experiência, a Pizzaria Zapi Zen tem um ótimo atendimento em um ambiente muito agradável.
Esta é uma dica de onde comer em Bonito no Mato Grosso do Sul. E se você assim como nós adora pizza não pode deixar de conferir.
O Barreado é o principal prato servido no Ponte Velha é uma carne bovina muito bem temperada, com pedaços de bacon, ervas e louro, cozida por muitas horas em panela de barro. O nome do prato vem da expressão “barrear a panela”, isto é, vedar a tampa da panela de barro com pirão de farinha de mandioca e cinza para que a carne cozinhe sob pressão.
Existe uma cerimônia para servir o Barreado: o garçom vai explicando o que é o prato enquanto prepara o pirão com o caldo da carne e farinha de mandioca. Depois faz uma brincadeira que o ponto do pirão é quando ele não cai do prato quando se emborca sobre a cabeça de quem vai prová-lo.
O Barreado então é servido com arroz branco, farinha de mandioca, banana e para quem gosta, uma cachaça da região, com ou sem banana.
No Restaurante Ponte Velha também há a opção de provar o menu completo que, além do Barreado, inclui peixe frito, camarão e bolinho de peixe.
No restaurante as mesas mais disputadas ficam próximas às amplas janelas, com vista para a linda paisagem do Rio Nhundiaquara.
O Restaurante tem estacionamento no local e também um estacionamento conveniado a poucos metros do restaurante.
INFORMAÇÕES:
Endereço:
R. Alm. Frederico de Oliveira, 13 - Vila Santo Antonio, Morretes - PR.
Horário:
de Sexta à Terça
das 11hs00 às 15hs30
Para Reservas acesse: https://www.restaurantepontevelha.com.br/
Com certeza uma ótima opção para quem faz o passeio do Trem Caiçara entre Antonina e Morretes no estado do Paraná. O Restaurante Baía Douro fica na Estação de Antonina. Tem mesas do lado externo junto a alguns vagões do trem. Também tem mesas internas, dentro da Estação de Antonina.
Ambos os espaços são muito agradáveis e nos fazem sentir em um outro tempo!
Provamos uma porção de camarões, em um dia que estava bastante sol, acompanhado de uma cerveja gelada, uma ótima harmonização!
Já na segunda vez o dia estava mais chuvoso, neste dia pedimos um Peixe a Belle Meuniere e Petit Gateau de sobremesa.
Na região, além do Barreado, prato típico do litoral paranaense, os frutos do mar são muito frescos e tem deliciosas preparações e combinações.
E no Restaurante Baía Douro pudemos provar um pouco da gastronomia da região; o atendimento foi muito bom e estava tudo delicioso.
INFORMAÇÕES:
Endereço:
Praça Carlos Cavalcanti, sn - box 01 - Centro, Antonina - PR
O Restaurante fica na Estação de Trem de Antonina.
Horário:
Todos os dias das 11h00 às 22h00
Foi muito legal conhecer o Restaurante Cheiro da Terra em Prudentópolis - Paraná, onde pudemos ter uma experiência completa da Cultura e da Gastrônomia Ucrâniana.
O Restaurante Cheiro da Terra, fica somente a 7 km do Salto São João. Uma das cachoeiras mais fantásticas de Prudentópolis.
O cardápio Ucraniano começa com o tradicional Borscht, sopa de beterraba com carne de porco.
O prato principal é composto por Varényk, pastel de massa cozida recheado com batata; Holubtsi, que são cartuchos de repolho; linguiça artesanal e um acompanhamento de Krim, um molho de Raiz forte.
Para a sobremesa é servido um Kutiá, que é feito com trigo cozido, mel, uvas passas, nozes e creme de leite.
O atendimento é ótimo e os pratos são muito bem preparados.
Além do Cárdapio Ucraniano também existem opções de comida tradicional brasileira, com carnes, saladas e o nosso querido arroz com feijão.
INFORMAÇÕES:
Cheiro da Terra Restaurante
Endereço:
Linha Anta Gorda, Prudentópolis
Horário de Funcionamento:
Quarta à Domingo
das 11h00 às 18h00
📞(042)99817-2352
Avaliação Google - 4,4 ⭐