Assista ao vídeo e leia o texto abaixo que está recheado de imagens, dicas e mapas. Clique nos mapas para ter acesso direto ao Google Maps para ajudar você a descobrir horários de funcionamento, faixa de preço, classificação e até fazer reservas em hospedagens e restaurantes, de forma muito mais fácil e direta. Com certeza este roteiro facilita a vida dos viajantes para planejar sua viagem.
Este é um roteiro que fizemos de carro, saindo de São Paulo; partimos da capital paulista por volta de 10h00, com destino a Curitiba - PR.
Curitiba está a aproximadamente 400 km de São Paulo pela BR - 116 - Régis Bittencourt, e seria um ótimo ponto para dividir a viagem até Garopaba. Não queríamos chegar tarde pois iriamos ter que fazer a montagem do acampamento - isso mesmo, fomos acampar em Garopaba - mas esse roteiro tem opção para quem não quer acampar, acompanhe até o final.
Não recomendamos que você faça o trajeto entre São Paulo e Curitiba à noite, principalmente o trecho na divisa dos estados, devido ao trecho sinuoso e também a ocorrência frequente de assaltos.
Como era época de natal, ainda aproveitamos para ver o lindo evento O Coral de Natal, que acontece no centro de Curitiba (O Evento ficou suspenso em 2020 e 2021, devido a pandemia de Covid-19).
No dia seguinte saímos cedo de Curitiba, com destino a Garopaba, descendo a bela serra da BR-378, em um dia de céu muito claro, o que é raro neste trecho muito montanhoso.
A distância até Garopaba desde Curitiba é de 360km e pode ter bastante trânsito em alguns pontos da BR-101. Principalmente na passagem por São José, que é a entrada de Florianópolis e também na região de Balneário Camboriú; por isso se planeje bem para fazer o trajeto; por isso escolhemos parar em Curitiba e sair bem cedo no dia seguinte.
O Litoral Catarinense tem dois aeroportos importantes, o Aeroporto de Navegantes e o Aeroporto da Capital Florianópolis, distantes 170 e 90 km respectivamente de Garopaba.
Nossa sugestão é que você alugue um carro próximo aos aeroportos, pela facilidade de fazer a retirada e a entrega do veículo, mas existe ainda a possibilidade de ir de outras formas, inclusive de ônibus.
Ficamos acampados no Camping Lagoamar, bem próximo a Praia de Garopaba, o camping tem ótima infraestrutura e além de área de Barracas, Trailers e Motorhomes, também tem 10 quartos, dois apartamentos completos e flats.
Para quem acampa, tem muitas comodidades além da área de recreação. Gostamos muito do camping que realmente respeitou a lotação máxima, mesmo sendo uma época de muito movimento.
Reserve pelo menos um dia para ir até a Praia do Rosa, que fica no município vizinho de Imbituba. O trajeto leva apenas 40 minutos, mas este tempo pode variar bastante na alta temporada (dezembro a março). Procure chegar cedo, para poder estacionar o carro e aproveitar a praia ainda vazia, pois o horário de pico é após as 11h00 da manhã, quando a galera já se recuperou da noitada anterior. Vá até o Rosa Norte e suba a trilha para ter uma visão da praia e entre nas piscinas naturais formadas no Rosa Sul.
O Siriú é lindo - não deixe de conhecer! Se você chegar cedo poderá deixar o carro na rua bem próximo a praia, mas também existem estacionamentos. A parte mais bonita da praia é a área da Lagoa do Siriú, onde estão os siris que dão nome a lagoa e a praia.
A água da lagoa é ideal para crianças, pois a praia na maioria dos dias é bastante brava; na lagoa tem caiaques e pranchas de stand-up paddle para locação.
Tem uma trilha que vai até a Praia de Garopaba, atravessando a restinga e as Dunas do Siriú. Falando nas Dunas, este é outro ponto que vale a visita, pela beleza das paisagens e principalmente para quem gosta de SandBoard, não deixe de visitar
Você precisa conhecer a Praia da Ferrugem!
Nós realmente ficamos maravilhados com a beleza da praia e da lagoa que é um ótimo ponto para banho, pois a temperatura fica muito boa e não tem nenhuma correnteza. Ótimo para deixar as crianças brincarem e para relaxar com o belo visual.
Ande um pouco e veja o mar se quebrar nas pedras, proporcionando um lindo espetáculo. Cuidado ao andar nas pedras, alguns pontos podem ficar escorregadios.
Também nos encantamos com as Oficinas Líticas do Sambaqui, vestígios da ocupação humana do período Pré-Histórico que estão bem ao lado da lagoa.
A Praia do Centro ou Praia de Garopaba tem um bonito Centro Histórico ao sul, com uma igrejinha branca que parece uma daquelas lindas cenas de quebra cabeças.
Ao norte da praia tem passarelas onde se inicia a trilha até a Praia do Siriú. Mesmo que você não queira fazer toda a trilha, suba até o mirante para apreciar a bela vista, tanto de Garopaba, quando do Siriú, não perca a oportunidade de fazer aquela linda foto.
Aproveite os finais de tarde para fazer uma caminhada desde o calçadão até o Centro Histórico, passando pelas casas dos pescadores, observe nas casas os lindos azulejos pintados a mão com paisagens e frases.
Sente-se em um banco e aprecie o fim de tarde, com os pequenos barcos de pesca retornando, as aves se preparando para a noite, o sol se pondo e os sinos da igrejinha de São Joaquim.
Aproveite para fazer uma refeição com peixes e frutos do mar muito frescos nos restaurantes na orla, ou ainda em um ótimo self-service no Gelomel.
Com boas opções no self-service tanto na hora do almoço quanto no jantar, o restaurante ainda se destaca por ter um buffet de sorvetes também no sistema self-service. Uma ótima opção para aquele sorvete que não pode faltar nos dias quentes de praia!
Sorvete!
Se você gosta de frutos do mar, não pode perder a oportunidade de ir a um dos restaurantes de Garopaba, para apreciar frutos do mar fresquinhos.
Gostamos do estilo quiosque de praia do Restaurante Parador de Garopaba, onde as Ostras Gratinadas com Queijo foram o destaque, além da caipirinha servida em potes de vidro. O Camarão também estava muito bom!
Existem muitos outros restaurantes e lanchonetes em toda a cidade. Com certeza não faltam opções de restaurantes para todos os gostos e claro, para todos os bolsos!
As informações se referem ao período da viagem em dezembro de 2019. Esse é um resumo da nossa experiência, que pode não ser a mesma de outros viajantes. Não temos nenhuma ligação com os locais informados, somos apenas viajantes e compartilhamos nossas experiências para inspirar outros viajantes.
Você vai gostar de conhecer: