Os fervedouros não foram os atrativos que inicialmente nos inspiraram a conhecer o Jalapão; mas, logo que começamos a pesquisar sobre a região, logo a curiosidade surgiu... afinal, o que eram estes poços fervendo?
Na verdade, eles não fervem; o efeito é causado pela pressão da água da nascente, que formam bolhas e movimentam a areia do fundo do poço. É incrível!
Mateiros é onde se encontram o maior número de fervedouros, mas eles são encontrados também em São Félix do Tocantins.
Fervedouro do Ceiça, foi o primeiro a ser aberto ao público e é um dos mais tradicionais.
Este fervedouro não costuma ser visitado pelas expedições; por isso o valor é mais barato (R$15,00 por pessoa - valores de 2020) e nos deixaram ficar um tempo maior. O fervedouro também dispõe de restaurante, área de camping e cabanas.
O Fervedouro Buritis é bem tradicional entre as expedições de agências. Tem restaurante e lanchonete.
Este fervedouro fica bem distante de Mateiros, e pode ser uma boa opção visitar quando estiver no caminho para São Félix do Tocantins.
É muito forte, chega a fazer girar o corpo dentro da água! O nome se dá por causa do encontro entre a água do fervedouro, bem transparente, que desemboca no rio, de água bem escura. Há diferença também entre a temperatura da água de ambos, muito legal!
Fervedouro pequeno, com bastante sombra, uma delícia para se refrescar. A areia em contato com a pela faz pequenos estalos, parecendo um choque, bem fraco.
O único fervedouro que visitamos em São félix do Tocantins e um dos mais bonitos do Jalapão. Tem restaurante, lanchonete e hospedagem.
Não deixe de fora do seu roteiro.
Para saber tudo sobre o Jalapão acesse a página Roteiro Jalapão.