Você já pensou que acampar pode ser, além de uma ótima opção de hospedagem, uma atração a mais para a sua viagem? Principalmente se você vai com crianças: elas adoram a aventura do acampamento!
Quem nunca foi acampar, não imagina que existam diversas maneiras para realizar esta atividade; você pode acampar em lugares remotos e desertos, ou também chamado de camping selvagem, o que pessoalmente nós não praticamos e não recomendamos para quem está começando. Mas você pode acampar em ótimos campings ou até mesmo em clubes!
Existem diversos padrões de campings, que oferecem diversos tipos de estrutura, desde os mais simples que só oferecem o local para montagem da barraca, energia elétrica, banheiro e água. Mas existem também os que oferecem estrutura completa de lazer, inclusive com piscinas, quadras esportivas, playgrounds, lanchonetes e mini mercados, como é o caso do Camping Lagoamar.
Além de tudo, você pode também escolher acampar de diversas formas: com barracas comuns, como iglus, canadenses e bangalôs; barracas específicas para montagem no teto do veículo; trailers e mini trailers, ou ainda com luxuosos motorhomes.
Mas o nosso objetivo aqui é dar dicas básicas para você que nunca acampou ou está começando a acampar, e quer se aventurar nesse mundo do campismo, e dar orientações básicas para evitar passar muitos perrengues; então recomendamos que você siga as dicas simples abaixo e curta muita a sua aventura!
Primeiro e talvez o mais básico, mas que muitas pessoas erram: quando for comprar sua barraca não economize; lembre-se de que esta será sua casa durante os dias que estiver acampando. Você encontra boas marcas de barracas aqui no Brasil como: Quechua e Nautika.
Barracas de qualidade podem ser bem caras, mas vão te trazer conforto e segurança, além de durar muito tempo se forem bem cuidadas. Nós temos barracas com mais de 20 anos em perfeito estado e que ainda utilizamos.
Uma característica muito importante na escolha da barraca é que ela tenha boa proteção contra chuvas, aqui nos referimos à lona que fica na parte externa; ela deve cobrir toda parte onde as pessoas ficam, onde costumamos chamar de quartos. Em chuvas muito fortes, ou prolongadas é a lona externa que te protegerá e não deixará a água entrar e molhar você e suas coisas. Se você viaja de moto ou realiza travessias à pé e tem que levar barracas muito pequenas, recomendamos que pesquise também sacos de dormir.
Para saber quais são as referências para resistência da barraca à chuva, são usados valores de Coluna D'água, medida usada como padrão pelos fabricantes para determinar a capacidade de suporte à chuva. Se o fabricante não especifica estes valores para seus produtos, não compre.
Abaixo uma pequena referência com base em pesquisas na internet:
Coluna d'água menor de 600 mm – Não recomendada para usar em nenhuma situação de chuva, mesmo chuvas muito fracas.
De 600 a 1000 mm – Resistência para pouca chuva e por curto período de tempo.
De 1000 a 2000 mm – Recomendado para regiões com chuvas normais e por períodos não muito prolongados.
De 2000 a 3000 mm – Resistência adequada para chuvas fortes ou por períodos prolongados.
Mais de 3000 mm – Barracas para situações extremas.
Essa é uma preocupação muito importante. Nós, por exemplo, já encaramos em Ubatuba - SP um período de chuvas fortes por mais de 36 horas, com certeza foram mais de 2000mm; longo periodo de chuvas na Serra da Canastra - MG e também já passamos por tempestades diárias em Peruíbe-SP, no qual vimos um gazebo ser destruido pela força da chuva, mas por sorte não atingiu ninguém (foto abaixo). Estes são apenas alguns exemplos; portando, tenha ciência que chuvas fortes são muito normais em áreas tropicais e que devemos estar bem preparados quando vamos acampar.
Escolha uma barraca que tenha pelo menos um pequeno avanço na lona sobre a porta, algo que proteja a área de entrada e saída das pessoas, para que em dias de chuva, você possa abrir a porta do quarto e não molhar tudo dentro da barraca. Esse espaço também serve para deixar os sapatos e outros pertences.
O tamanho da barraca deve ser de acordo com o número de pessoas que irão acampar juntos, familiares ou amigos. Ter quartos separados para grupos familiares ou afinidades, se for possível ainda ter uma área de vivência, pois em caso de chuva prolongada pode ser muito útil para aguardar a chuva passar, principalmente se estiver com crianças.
Quanto ao tamanho da barraca, procure comprar uma em que você possa ficar dentro em pé; essa é uma dica importante principalmente se você for acampar por períodos longos (para nós mais de 2 dias já pode ser considerado um período longo). Facilita bastante a locomoção dentro da barraca e é mais confortável para se trocar dentro dela, por exemplo. Olhe também se o espaço para dormir (quartos) cabem o colchão e ainda resta algum espaço para guardar as malas com roupas.
Até aqui só falamos das caracteristicas da barraca, pois estes são pontos importantes para quando você for comprar a barraca e para o acampamento.
Toda acampada, principalmente as primeiras, devem começar com um planejamento:
Começe pensando no clima; essa caracteristica é uma relação direta do local e da época do ano em que você vai acampar, verifique as condições de chuva e de frio na região. Sempre, mesmo que no verão, leve uma coberta e roupa para frio.
Este é post é feito para as pessoas que assim como nós só acampam em campings fechados, que possuem infraestrutura de, pelo menos: banheiros, sanitários e energia elétrica, além de outras comodidades. Se você está planejando fazer "camping selvagem", este post não irá te ajudar muito. Lembramos que não é permitido acampar em qualquer lugar; existem leis que organizam esta atividade.
Depois de escolher o local, pesquise sobre os campings na região que você escolheu. Escolha lugares que irão atender exigências que para você são fundamentais, como energia elétrica, número de sanitários e chuveiros, localização, preço etc. Não vá acampar sem pesquisar antecipadamente, a internet está cheia de informações. É cada dia mais fácil encontrar informações sobre campings e sua infraestrutura. Use o Google Maps para ler a opnião de outros campistas, mesmo que algumas pessoas coloquem informações que não ajudam em nada, o Google Maps tem bastante informação e boas avaliações. Procure o nosso perfil também no Google Maps, sempre como Canal SerrAcima, somos Local Guide nível 7 com mais de 13.000 pontos.
Lista de Campings onde já acampamos e valeu a acampada:
Camping Lagoamar - Garopaba - Santa Catarina
Camping das Amendoeiras - Arraial do Cabo - Rio de Janeiro
Camping Itamambuca - Ubatuba - São Paulo
Se você decidir fazer as refeições em restaurantes.
Verifique se perto do local do camping existem boas opções para as refeições; principalmente se estas opções estão abertas no horário que você deseja se alimentar e também o custo!
Se você decidir cozinhar no camping e não tem equipamentos de cozinha.
Se esta for sua escolha, encontre campings que possuam cozinha comunitária; alguns campings tem estrutura completa, com fogão, geladeira, mesas, pia e até os utensílios de cozinha como panelas, pratos e talheres. Lembre-se que em épocas de temporada estas cozinhas podem ficar muito concorridas e dificultar o seu acesso a estas comodidades no horário que você deseja.
Se você decidir cozinhar no camping e tem todos os equipamentos ou parte deles.
Se esta for sua escolha, você deverá ter pelo menos alguns equipamentos básicos:
Fogão
Caixa Térmica
Local para guardar alimentos secos
Panelas
Talheres, copos e pratos (podem ser descartáveis)
Utensílios de cozinha (pegadores de panela, facas etc.)
É recomendado ter um galão com água potável para cozinhar
Importante: se você vai levar alimentos que necessitam ser resfriados mas não tem geladeira, não se esqueça que vai precisar comprar gelo todos os dias. Então, verifique se no camping ou próximo a ele tem local onde venda gelo. Compre sempre gelo potável, pois ao derreter a água entrará em contato com os alimentos dentro da caixa térmica e não queremos que aconteça uma contaminação.
Nós temos uma boa quantidade de equipamentos, mas quando ficamos em campings que possuem geladeira, levamos gelo gel e congelamos na geladeira do camping, ajuda muito. Congelar garrafas de água também resolve, só dura um pouco menos.
Esta seria uma forma híbrida de usar nosso equipamento e aproveitar as comodidades do camping.
Nós também gostamos muito de levar nossa pequena churrasqueira, é sempre muito bom fazer um churrasquinho no camping!
O Camping é uma forma muito livre de viajar e se hospedar; você pode preparar algumas refeições no camping, mas também fazer algumas refeições naquele saboroso restaurante da região. Fazer um churras, ou somente tomar o café da manhã no camping, todas estas formas são possíveis, só depende do seu planejamento.
Uma parte importante do planejamento do camping é o seu meio de transporte, o seu veículo, lembre-se que você precisa carregar suas tralhas, mas você e sua família precisam caber no seu veículo também. Nem vamos entrar nos detalhes de quem vai acampar de moto. rs.
Cuidado para que peças pontiagudas não furem lonas, barracas, colchões ou mesmo suas roupas. Se tiver que levar bagagem dentro do carro certifique-se que elas estejam presas, pois você pode ser multado. Não ultrapasse os limites de carga da veículo.
Faça um check list ou use o nosso, para ter certeza que não esqueceu nada:
Primeiro item de todos: não se esqueça, "verifique se todas as partes da barraca estão em sua embalagem/bolsa (Specks, Lonas, cordas, quartos etc.) e se você nunca montou esta barraca, monte antes de ir acampar".
Básico
Barraca
Piso
Lonas
Cadeiras
Repelente e inseticida
Papel higiênico, álcool em gel e sabonete líquido
Itens de higiene pessoal
Toalhas de banho
Sabão, amaciante e tampa de tanque
Varal e pregadores
Carregadores de celular e de outros aparelhos elétricos.
Sacolas plásticas
Caixa de ferramentas e acessórios
Martelo
Alicate
Barbante
Fita Silver Tape
Fita hellerman
Chave de Fenda
Canivete
Elétrica
Extensões elétricas
lâmpadas e bocais
Lanterna
Cozinha
Galão de Água
Mesa
Esponja e Sabão
Pratos
Talheres
Copos
Canecas
Guardanapo
Fogão
Cartucho de gás
Fósforo
Panelas
Sal
Óleo ou Azeite
Pano de prato
Toalha de Mesa
Caixa térmica
Pano de Limpeza
Quarto
Colchão, travesseiros infláveis e bomba de ar
Roupas de Cama
Cobertor
Quando chegar ao camping, dê uma volta, olhe os banheiros, a forma de controle de acesso ao camping e outros detalhes para verificar se o camping é como estava descrito no site ou na página do camping. Se não for o que estava descrito procure outro lugar; em campings normalmente não é necessário fazer reserva antecipada, por isso tenha sempre uma ou duas alternativas.
O lugar escolhido para montar a barraca é fundamental; verifique a inclinação do terreno pois, por menor que seja esta inclinação, pode atrapalhar muito na hora de dormir. Verifique se não há objetos cortantes no chão, pois estes podem furar um colchão ou o piso da barraca. Veja se tem marca de enxurrada ou passagem de água pelo local; se houver, não monte a barraca ali. Cuidado para não montar a barraca sobre formigueiros.
Árvores podem ser uma grande ajuda ou um problema. As árvores ajudam muito com a sobra, que vai deixar a temperatura na barraca muito mais agradável nas épocas de calor, mas, podem gerar riscos como a queda de galhos ou frutos, que podem ocasionar a quebra da barraca, furos na lona ou ainda ferir alguém. As árvores ainda podem abrigar animais que vão querer fazer uma visita à noite para conhecer sua barraca, além de poder ter queda de frutas pequenas que podem manchar toda a sua barraca.
Você deve ter ainda mais atenção com o vento do que com a chuva: lonas extras e gazebos, podem ser facilmente carregados pelo vento. E se você comprou uma barraca de qualidade e com as características que já mencionamos acima, provavelmente você não precisará de acessórios de cobertura extra, pois lonas e gazebos podem ser muito vulneráveis ao vento e chuva forte e até ferir alguém; novamente pesquise muito bem antes de fazer essa aquisição. Se você quer mais espaço e vai montar lonas, use acessórios seguros; não improvise lonas, cordas e grampos. Use cintas de amarrar carga, lonas de qualidade e com ótima resistência e grampos adequados para a fixação da lona. Definitivamente, não improvise.
É lógico que todos querem um local para carregar seus aparelhos celulares, não ficar no escuro, ou até assistir televisão, mas para isso tome alguns cuidados com a parte elética.
Não esqueça de levar extensões elétricas de boa qualidade, com tomadas e plugs com bom isolamento contra água. Não use gambiarras. Prefira cabos com dupla isolação chamado de tipo PP, com tomadas e plugs moldados e não montados, afinal eles podem ficar expostos a chuva ou ao sereno.
Verifique antecipadamente a tensão de alimentação das tomadas do camping (voltagem).
Não se esqueça de levar iluminação para sua barraca; normalmente os campings tem luzes nos acessos, mas sua barraca vai ficar no escuro e aí fica difícil para fazer qualquer coisa durante a noite. Hoje a melhor opção são as lâmpadas LED, pois aquecem pouco e não geram risco de incendiar ou derreter lonas por contato da lâmpada. Também leve uma lanterna, 🔦 para o caso de faltar energia elétrica no camping e para uma necessidade de se deslocar a noite, como ir ao banheiro por exemplo - atualmente as lanternas dos celulares já podem ser uma boa ajuda!
Aproveite e leve também inseticidas daqueles que se coloca na tomada, vai te ajudar muito a espantar insetos, principalmente mosquitos e pernilongos. Alguns lugares têm muitos mosquitos - é sempre bom ter repelentes por perto.
Para frio ou calor vale a pena levar um pequeno ventilador/aquecedor, eles podem ajudar muito.
Verifique as regras do camping quanto ao uso de determinados equipamentos elétricos, como panelas elétricas, churrasqueiras eléticas, fritadeiras, Air Fryer e ar condicionado.
Ainda sobre regras do camping - é muito importante - siga as regras do camping, principalmente as relacionadas ao barulho. Se você gosta de ouvir música, ouça em um volume adequado - é aquele em que os campistas ao seu redor não ouçam a sua música; você pode achar que todo mundo vai gostar do que você está ouvindo, mesmo que seja o sucesso do momento, mas não é assim. Além de tudo tem pessoas que querem conversar ou apenas curtir o som da natureza; respeite os outros campistas.
Nós esperamos contribuir com quem esta pensando em acampar pela primeira vez ou ainda não tem muita experiência. Estas são dicas com base na nossa experiência de mais de 20 anos acampando e a cada nova acampada temos novos aprendizados.
Esperamos ter ajudado com estas dicas e que você possa se divertir muito acampando!
Este texto foi escrito inicialmente em 2021 para o nosso Blog e foi atualizado em 2024 e faz parte do site do Canal SerrAcima!
A gente se vê nas estradas ou nos campings!