A visita começa com um passeio de carro por entre os vinhedos em um lindo circuito com diversos pontos onde é possível ver belas paisagens da Serra Catarinense.
Depois se faz a degustação guiada em uma pequena construção de madeira, onde se provam os vinhos da casa, com explicação sobre as principais características de cada produto.
Incorpora toda a tradição dos vinhos italianos, produzindo seus vinhos apenas com castas de uvas de origem da Itália.
Tivemos a experiência de harmonizar vinhos, com queijos, pão de fermentação natural e Caponata de Legumes, no deck admirando a bela paisagem!
Fizemos a Visita Guiada, passando pelos vinhedos e indo até uma pequena estrutura no pico de uma colina, onde degustamos um delicioso espumante, apreciando o belo visual do Vale do Pericó.
Também fizemos a degustação dos vinhos da Vinícola Pericó guiada pelo enólogo da vinícola.
A Vinícola Pericó fica bem distante de São Joaquim, reserve pelo menos um período inteiro para conhecê-la!
Considerada uma das mais belas vinícolas do mundo, fizemos uma visita guiada por diversos pontos da vinícola, desde a galeria de artes até cave, passando por todo processo produtivo.
Este é um projeto do empreendedor Sr. Dilor, que viajou o mundo pesquisando processos produtivos, terroirs e arquitetura. Começou o projeto no ano 2000 com as primeiras mudas importadas; porém, infelizmente, o Sr. Dilor viu pouco de seus sonhos realizados, pois um pouco antes da inauguração da vinícola este veio a falecer, mas ainda provou o vinho resultado de seu sonho e dedicação.
A Vinícola Villa Francioni ficou conhecida por um acontecimento em um famoso restaurante em São Paulo - a Cantora Pop Madonna experimentou o Vinho Villa Francioni Rosé e se apaixonou, comprando todo o estoque que havia no restaurante!
O processo de produção de vinho é composto por várias etapas. A quantidade de etapas da produção vinícola não é um valor exato ou fixo e pode variar de acordo com o estilo do vinho que será produzido além das definições do Enólogo. O tempo de produção e os processos podem ser um fator determinante para o produto que se pretende obter.
Estas são as etapas básicas para o processo de eleboração do vinho:
colheita,
desengace e esmagada,
prensagem,
fermentação,
trasfega,
amadurecimento/ Envelhecimento e
engarrafamento.
A colheita é a primeira etapa do processo de produção do vinho. Ela é feita manualmente ou com o auxílio de máquinas. Depois da colheita, as uvas são levadas para o local onde serão processadas, alguns tipos de vinho necessitam de colheitas em determinadas épocas ou ainda com determinadas caracteristicas climáticas, por exemplo o Ice Wine, necessita que as uvas estejam bem maduras e congeladas na hora da colheita.
Na segunda etapa, as uvas são desengaçadas e esmagadas para que o suco seja extraído. Este processo era onde ocorria a famosa pisa da uva, hoje em dia esta etapa é totalmente mecanizada, somente em alguns casos muito especiaias é ainda usado a pisa da uva.
Na terceira etapa, o suco é prensado para separar o líquido das cascas e sementes. Nos vinhos brancos feitos de uvas tintas este processo ocorre logo após as uvas serem esmagadas,
Na quarta etapa, ocorre a fermentação alcoólica do mosto (suco da uva). Nessa fase, as leveduras transformam os açúcares em álcool e dióxido de carbono².
Na quinta etapa, ocorre a trasfega e descubra. Nessa fase, o vinho é transferido para outro recipiente para separar o líquido das borras (resíduos sólidos que se formam durante a fermentação)¹.
Na sexta etapa, ocorre o amadurecimento do vinho em barris de carvalho ou em tanques de inox¹.
Na sétima etapa, ocorre o engarrafamento do vinho. Nessa fase, o vinho é filtrado e engarrafado¹.
Por fim, na oitava etapa ocorre a comercialização do vinho¹.
Espero ter ajudado! Se você tiver alguma dúvida específica sobre alguma das etapas do processo de produção do vinho ou quiser saber mais detalhes sobre algum aspecto específico da produção de vinhos é só me perguntar.
Você vai gosta de conhecer: