O nome Cordisburgo é uma mistura das palavras Cordis, que do latim significa Coração, e Burgo, que do alemão significa cidade, ou seja "Cidade do Coração.
A cidade é famosa por ser cidade onde nasceu o grande escritor brasileiro Guimarães Rosa.
Outra famosa atração de Cordisburgo é a Gruta do Maquiné, onde tem visitas guiadas todos os dias e vale à pena conhecer.
Cordisburgo é uma ótima opção de passeio para quem está em Belo Horizonte, pois está somente a 117 km do centro da capital mineira pela BR 040.
Nós visitamos a cidade a caminho de Diamantina, saindo de Belo Horizonte.
Para chegar a Cordisburgo são 117 km, saindo de Belo Horizonte pela BR 040, acessando a MG 231, próximo a cidade de Paraopeba.
O trajeto entre Belo Horizonte e Cordisburgo leva aproximadamente duas horas.
A Gruta de Maquiné localiza-se a aproximadamente 5 km do centro de Cordisburgo, cidade mineira do famoso escritor Guimarães Rosa.
A gruta foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, a partir de 1834 a gruta foi explorada cientificamente por Peter Wilhelm Lund, um naturalista dinamarquês, que dá nome ao Monumento Natural Estadual Peter Lund onde está localizada a Gruta do Maquiné.
A gruta tem 650m em sete salões explorados, a uma profundidade de 18m.
Os salões, galerias e formações são resultado do trabalho da água durante milhares de anos.
O principal mineral que forma a gruta do Maquiné é o carbonato de cálcio, além de gesso, sílica, e ferro.
Uma viagem pela história e pela arte de Guimarães Rosa!
O Museu Casa Guimarães Rosa retrata muito além da obra do escritor, busca uma imersão na vida e nas origens do grande autor, que nasceu e passou a infância na cidade de Cordisburgo Minas Gerais.
A exposição do museu é complementada pela própria casa e também pela cidade, como a estação de trem da Central do Brasil que fica bem em frente a venda e casa de Guimarães Rosa.
Inclusive a passagem dos vaqueiros que embarcavam o gado na estação e passavam pela venda do Sr "Fulô", a venda do pai de Guimarães Rosa, cujas histórias eram ouvidas com curiosidade pelo menino que mais tarde se inspiraria para escrever suas fascinantes obras literárias, como: Grande Sertão Veredas.
Mais Informações acesse: