A localidade tem indícios de ocupação humana com mais de 10 mil anos, com diversos achados arqueológicos.
Mas a cidade é famosa pelas construções do período colonial com a fundação do Arraial do Tejuco, em 1713, com a busca de ouro, mas que acabaram encontrando diamantes.
Em 1734, foi criado pela Coroa Portuguesa, com a demarcação do Distrito Diamantino; mas Diamantina só tem sua emancipação muito tempo depois, já no ano de 1832.
Diamantina é repleta de atrações turísticas como o casario colonial, as festas, o Parque Biribiri, a Gruta do Salitre, a sua história, gastronomia e muito mais...
Diamantina é o ponto de partida do Caminho dos Diamantes da Estrada Real; é o ponto mais distante dos portos do Rio de Janeiro e de Paraty, onde eram embarcados o ouro e os diamantes para Portugal.
Este é o primeiro lugar que você deveria conhecer em Diamantina, pois ele conta muito sobre o desenvolvimento da cidade no período da extração do diamante, a cultura da cidade à época, os costumes, a política e histórias de fatos que aconteceram na cidade.
O museu da Tipografia fica bem próximo ao centro da Cidade, em uma construção histórica. O Pão de Santo Antônio ou Villa dos Pobres tinha o objetivo de acolher idosos e pobres, principalmente ex escravos.
Gastronomia
Uma ótima opção de onde comer em Diamantina - MG.
O Restaurante Relicário fica no centro histórico de Diamantina, bem ao lado do Mercado dos Tropeiros.
Endereço: Rua Joaquim Gomes da Costa, 59 - Diamantina, MG.
O Restaurante é todo decorado com peças antigas, um verdadeiro Relicário. Um exemplo são os suportes para os pratos, que são discos de vinil.
Nós provamos a Homenagem ao Serro: são Dadinhos de Tapioca com Queijos do Serro e Coalho, acompanhados com molho Barbecue de Goiabada Cascão, uma combinação deliciosa!
Provamos também Carne de Lata: Pernil de Porco, conservado em lata, prato muito típico da culinária mineira, servido com crispy de couve e petisco de maçã picante, surpreendente!
Todos os pratos têm belas apresentações e todos muito deliciosos!
O Restaurante Relicário é uma ótima opção para provar releituras da comida tradicional mineira.