Assista o vídeo com o roteiro completo e leia os detalhes abaixo com muitas imagens, mapas mostrando os lugares e dicas.
Esperamos poder te inspirar a fazer esta viagem que foge completamente dos roteiros tradicionais.
Nós fizemos este roteiro em 2019; a principal atração deste roteiro é realizar a viagem de Belo Horizonte até Vitória pela Estrada de Ferro Vitória Minas - EFVM - conhecido como o Trem da Vale e leva o título de: A Maior Viagem de Trem de Passageiros do Brasil.
Nós saímos de São Paulo, mas quem sai de outras cidades vá direto para a Etapa 02.
Como nosso tempo era reduzido, decidimos fazer a viagem saindo na sexta-feira e viajar durante toda a noite em um ônibus Semi-Leito. A viagem leva aproximadamente 8 horas para rodar 580 km.
Esta foi uma boa opção devido ao alto preço da passagem aérea de São Paulo até Belo Horizonte, principalmente às sextas-feiras à noite e ainda ganhamos tempo no sábado para chegar cedo em Belo Horizonte.
A viagem de ônibus foi ótima, muito confortável; o ônibus fez duas paradas no caminho e os leitos proporcionam conforto para uma noite de sono. O ônibus foi pontual tanto na saída de São Paulo quanto na chegada a Belo Horizonte.
DICA: acreditamos que por causa da Covid-19 e a obrigação de fazer a viagem com proteção respiratória (máscara) pode incomodar um pouco.
Chegamos em Belo Horizonte no sábado às 7h00 exatamente como programado; fomos direto para o Mercado Central de Belo Horizonte para tomar café da manhã no Dona Diva Café e Quitandas.
Aproveite o Mercado Central para apreciar as delícias das Minas Gerais, como: Doces, Biscoitos, a Cachaça Mineira e claro os consagrados Queijos Mineiros.
Se você vai na hora do almoço, aproveite o melhor da gastronomia mineira em um dos restaurantes existentes no mercado.
ATENÇÃO - Fique atento ao circular pelo centro da cidade por causa da violência, isso não é exclusividade de Belo Horizonte, mas sim de todas as grandes cidades, infelizmente...
Saindo do Mercado Central, fizemos mais uma caminhada de uns 30 minutos até a Praça da Liberdade. É um espaço privilegiado pela beleza da praça e pela quantidade e qualidade dos equipamentos culturais em seu entorno, que lhe confere o nome de Circuito da Liberdade.
Como não tínhamos muito tempo, visitamos apenas o Memorial Minas Gerais Vale e a Casa Fiat de Cultura (acesse pelos botões).
O Memorial Minas Gerais Vale tem um belo prédio e um acervo especial sobre vários aspectos da Cultura das Minas Gerais: as lindas esculturas de barro do Vale do Jequitinhonha, instalações sobre os escritores, como Carlos Drummond de Andrade; uma bela exposição fotográfica de Sebastião Salgado e uma sala multimídia muito interessante que apresenta um diálogo com personagens da Inconfidência Mineira.
Na Casa Fiat de Cultura vimos a sensacional Exposição "Beleza em Movimento: Ícones do Design Italiano", com diversos objetos, com destaque para as belas máquinas Alfa Romeo, Maserati e Ferrari. Você pode conferir o vídeo no Canal SerrAcima!
Nosso plano para este dia era conhecer duas cervejarias no Bairro Olhos D' Água. A primeira que visitamos foi o Ateliê Wäls, onde fizemos um delicioso almoço harmonizado com as cervejas da casa. Também visitamos a cervejaria Bäcker.
Infelizmente o Ateliê Wäls fechou em 2020.
A Bäcker, após todos os graves problemas com contaminação das cervejas continua com situação indefinida.
Mas o que não faltam em Belo Horizonte são cervejarias e bares. Temos duas opções, que visitamos em outra oportunidade que estivemos na Capital Mineira:
Bar do Antônio - Bar tradicional de Belo Horizonte, com cerveja própria e pratos típicos, destaque para o Torresmo.
Uaimií - Cervejaria em estilo moderno, com muitas opções de cervejas e bons acompanhamentos.
Após um dia agitado é hora de descansar. Nesta viagem nós escolhemos o Hotel Normandy, com bom custo benefício, muito próximo a Estação Ferroviária de Belo Horizonte e com café da manhã iniciando às 6h00, pois no dia seguinte teríamos que estar cedo na estação para pegar o trem sentido Vitória.
IMPORTANTE - As passagens devem ser compradas antecipadamente pelo site da Estrada de Ferro Vitória Minas, acesse pelo link abaixo.
Fachada Estação Ferroviária de Belo Horizonte
Entrada na Estação Ferroviária de Belo Horizonte
Acorde bem cedo, tome um café reforçado, pois o trem sai no horário, não aguarda passageiros atrasados e a viagem é bem longa!
O passeio de trem da EFVM (Estrada de Ferro Vitória Minas) ou Trem da Vale como é comumente chamado foi para nós o trecho do roteiro mais esperado, o grande objetivo de toda esta trip.
Esteja ciente que se você fizer todo o trajeto, você passará o dia todo no trem, quando fizemos o trajeto, foram 14 horas de viagem.
DICA: Se você acha o percurso muito longo, divida o trajeto, escolha parar na estação Governador Valadares, pois a cidade tem boa estrutura de restaurantes e hospedagem.
O Trem da Vale não é exatamente um trem turístico como nós tínhamos imaginado; é um trem de linha, e inclusive é possível embarcar e desembarcar em qualquer estação, pagando-se o preço proporcional. E fica lotado em alguns pontos.
O trem é o meio de transporte mais barato para realizar esse trecho.
Durante quase toda a viagem passam carrinhos de lanche pelo vagão, com pão de queijo, salgados, doces etc.
Na hora do almoço você tem a possibilidade de encomendar uma marmita (chamada quentinha) que é entregue no seu assento, ou ir até o vagão restaurante e pedir um prato. Optamos ir ao vagão restaurante e nós escolhemos um escondidinho, que estava bem gostoso.
O trem faz diversas paradas no caminho; umas em cidades maiores, outras em pequenos povoados. Nos deslumbramos com as paisagens das montanhas da divisa entre MG e ES, banhadas pelo Rio Doce... e 664 km, 30 estações e 14 horas depois chegamos na Estação Pedro Nolasco, em Cariacica, cidade próxima à Vitória.
ATENÇÃO: Se você não for descer na estação final, fique atento aos painéis e aos avisos sonoros.
ATENÇÃO: Fique atento, a chegada na estação Pedro Nolasco, causa bastante aglomeração. Decidimos pegar um táxi para ir para o hotel, pois achamos mais seguro.
Ficamos hospedados no Hotel Aruan, na Praia de Camburi. É um hotel antigo que fica em frente a praia.
O hotel fica também próximo ao centro de Vitória, com fácil acesso ao Aeroporto e com preço baixo.
Nos atendeu nas duas noites que ficamos por lá; na verdade só usamos o hotel para tomar banho e dormir, pois aproveitamos bem o tempo.
Aproveite o dia em Vitória; você pode optar por vários roteiros que a capital capixaba oferece: praias, compras, museus, gastronomia etc. Nós optamos por conhecer as praias na região de Guarapari.
Por maior comodidade e liberdade, resolvemos alugar um carro. As locadoras estão no aeroporto que fica muito próximo a Vitória e é fácil chegar de Uber e foi exatamente o que fizemos.
Começamos indo até Guarapari, na praia de Bacutia, uma praia urbana, mas bem tranquila, ainda mais quando você visita em dias úteis. Ficamos por lá, provamos umas porções de frutos do mar e demos uns bons mergulhos. Na parte da tarde, passamos na Praia de Setiba - estas duas praias foram indicação do motorista que nos levou da Estação até o Hotel - A praia de Setiba é muito bonita, com pedras e uma pequena ilha bem de frente.
O dia se encerrou com uma Moqueca Capixaba - afinal, o resto é Peixada, como é dito tradicionalmente no Espírito Santo - em um quiosque na praia de Camburi, bem em frente ao hotel em que estávamos hospedados.
Aproveitamos o segundo dia para dar uma volta de carro pela cidade e curtir a Praia da Curva da Jurema, uma pequena e linda praia na Capital Capixaba; é tão urbana que fica ao lado de um Shopping Center.
Se você vai a Vitória, conheça o Convento da Penha; além da história do lugar, também tem um visual incrível da paisagem de toda a cidade de Vitória e de Vila Velha, não deixe este passeio fora do seu roteiro!
Para voltar para São Paulo, viemos de avião em um vôo de apenas uma hora de duração.
As informações se referem ao período da viagem em outubro de 2019. Esse é um resumo da nossa experiência, que pode não ser a mesma de outros viajantes. Não temos nenhuma ligação com os locais informados, somos apenas viajantes e compartilhamos nossas experiências para inspirar outros viajantes.
Você vai gostar de conhecer: