Natividade do Tocantins foi o maior núcleo urbano de onde hoje é o estado do Tocantins. Até 1990 a cidade era parte do Estado de Goiás, quando houve a divisão do estado.
Natividade foi fundado em 1734, com o nome de Arraial de São Luís e seu maior símbolo são as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Hoje a cidade recebe turistas, principalmente os que vêm das regiões sul e sudeste a caminho do Jalapão, mas a cidade começa a ganhar importância com o desenvolvimento do turismo das Serras Gerais.
Uma das atrações principais são as Ruína da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos,que foi construída por escravos utilizando pedra sabão, por volta dos anos 1800, era para ser a maior igreja do norte do Estado de Goiás. Logo à frente da ruína está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade, datada de 1759.
Um pouco abaixo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade está outra atração turística imperdível da Cidade de Natividade; são os Biscoitos Amor Perfeito de Tia Naninha - São Biscoitos artesanais assados em forno à lenha, que seguem o mesmo processo a mais de 100 anos!
Os Biscoitos são extremamente delicados, ótimos para acompanhar um cafezinho!
Natividade também é conhecida por preservar a técnica de ourivesaria chamada filigrana, onde são usados fios de ouro e/ou prata para criação de jóias.
A origem da filigrana remonta ao terceiro milênio antes de Cristo, na região da Mesopotâmia. As peças mais antigas foram encontradas nas sepulturas de Ur, antiga Cidade-Estado da Suméria, região onde hoje se encontra o Iraque. Outras peças também foram descobertas na Síria e estas datam de aproximadamente 2100 a.C.
Como Chegar em Natividade
Para chegar a Natividade o melhor caminho com certeza é a BR-010 que parte de Brasília. A estrada é de pista simples, mas com boas condições e não é pedagiada. Em alguns trechos a estrada corta cidades o que atrapalha o ritmo da viagem devido ao trânsito local, lombadas e semáforos, mas somente nas cidades que existe algum tipo de apoio ao viajante, como: postos de combustível, pousadas e restaurantes.
A paisagem da estrada é muito bonita, principalmente na Chapada dos Veadeiros e nas Serras Gerais, onde está localizada a cidade de Natividade.
Para quem vem do Norte o caminho pode ser saindo de Palmas já pela BR 010.
Uma outra atração que fica nas Serras Gerais, mas já no Município de Pindorama do Tocantins é a Lagoa do Japonês. Como já dissemos, Natividade é um ponto de passagem para quem vai ao Jalapão pela TO-130 por um longo trecho de estrada de terra. Para saber mais leia o nosso Roteiro Jalapão.
A Lagoa do Japonês é incrível e deve estar em todos os roteiros de viagem que passam pelas Serras Gerais e pelo Jalapão.
O espaço para mergulhar é ótimo com água transparente, tem decks para descanso, gruta, tirolesa e restaurante com ótima comida.
E você ainda pode fazer um tratamento nos pés, com os peixinhos!