Quando visitamos o Jalapão três pontos marcaram muito bem a nossa expedição, eram quase que pontos de referência para nós: A Pedra Furada, A Serra do Espírito Santo e A Catedral do Jalapão, nos acostumamos a chamar estes pontos de os Três Marcos do Jalapão.
O Primeiro que visitamos foi exatamente a bela Pedra Furada, um arenito que vem sofrendo a ação da natureza por milhares de anos, tomando formas que que se compõe harmoniosamente com toda a bela paisagem do Jalapão.
O Cânion Sussuapara é uma formação única no Jalapão, a ação de um curso d'água vem escavando a rocha durante milhares de anos. Toda esta água mantém um lindo jardim natural que em alguns pontos encobre a rocha e forma uma cortina com pequenas gotas d'água que mantém o ambiente úmido, e adequado para diversos animais.
Se você tiver tempo sobrando, tire um tempo exclusivamente para visitar o Cânion Sussuapara que está a poucos quilômetros de Ponte Alta do Tocantins, caso não tenha este tempo, visite durante o deslocamento entre Ponte Alta do Tocantins e Mateiros.
A Lagoa do Japonês não pode faltar em um Roteiro pelo Jalapão. Com águas transparentes de cor com tons de azul e verde é diversão garantida para um dia inteiro, na nossa página Roteiro Jalapão explicamos exatamente como fazer para chegar até este paraíso.
No local tem restaurante e lanchonete com comida boa e com preço bom, também tem uma Tirolesa que é paga a parte.
Não deixe de ir até a gruta, é a parte mais profunda da lagoa e tem um tom de azul maravilhoso.
As Dunas do Jalapão, pois são uma verdadeira maravilha da natureza, desde a sua formação até o magnífico tom alaranjado, o pôr do sol atrai muitos visitantes.
Nas épocas de chuva pode ficar difícil o acesso, principalmente para carros mais baixos. Quando visitamos choveu bastante e muitos pontos do acesso ficaram muito alagados dificultando bastante a chegada de alguns visitantes.
Para saber tudo sobre o Jalapão acesse a página Roteiro Jalapão.