Uma seleção com os melhores passeios, cidades, estradas e gastronomia em serras e montanhas em várias regiões do Brasil.
você pode navegar para diversos outros lugares de seu interesse, acessar sites das atrações e até saber onde fica cada lugar, pois tem os links diretos do Google Maps, tudo simples e fácil para você se Inspirar a viajar mais!
O Passeio de trem sai de Passa Quatro e sobe a Serra da Mantiqueira, fazendo sua Primeira parada na Estação Manacá.
Após uma parada de aproximadamente 30 minutos, na Estação Manacá, o trem parte em direção a Estação Coronel Fulgêncio, na entrada do Túnel da Mantiqueira, o ponto mais alto da Ferrovia.
Na Estação Coronel Fulgêncio, os passageiros podem ir até o Túnel da Mantiqueira e ver as diversas histórias que aconteceram na região, por meio de uma exposição de fotos e documentos.
Durante todo o trajeto o passeio corta a Serra da Mantiqueira, proporcionando aos seus passageiros imagens das belas paisagens das Terras Altas da Mantiqueira, ao som de muita moda de viola.
A agitação começa cedo na antiga estação da Cidade de São Lourenço, município mineiro famoso pelas águas minerais, todos querendo uma foto na bela locomotiva Baldwin de 1927, que aguarda o horário para mais uma viagem.
A Cidade de São Lourenço é uma das maiores estâncias hidrominerais do Brasil, por isso o nome Trem das Águas.
O trem faz o seu trajeto com 11 vagões, até a Cidade de Soledade de Minas, onde a estação tem museu, uma bonita cascata artificial e várias lojinhas de artesanato, pão de queijo quentinho e produtos regionais.
Desde a primeira vez que visitamos a Serra da Canastra, quando pegamos a estrada de terra saindo de Vargem Bonita em direção a São José do Barreiro (Distrito de Vargem Bonita), ficamos impressionados com o paredão que segue como moldura para o caminho. Deste dia em diante nos apaixonamos pela Serra da Canastra, e a medida que íamos conhecendo mais lugares descobrimos mais lugares incríveis como a cachoeira Casca D'Anta, a nascente do Rio São Francisco, a Cachoeira do Fundão, as Cachoeiras de Delfinópolis e mais uma infinidades de lugares.
Já voltamos diversas vezes e ainda parece que não conhecemos nada, pois a região tem centenas de pontos para visitar e se surpreender!
São Joaquim vem rapidamente desenvolvendo o turismo enogastronômico e também a infraestrutura para receber muito bem os turistas.
Há pouco tempo, São Joaquim era conhecida apenas por ser a terra da maçã e recebia turistas em busca de negócios, mas o cultivo da uva mudou este cenário e hoje a cidade já recebe muitos turistas amantes do vinho e do frio.
São diversas vinícolas que oferecem diversas experiências aos turistas: Visitas Guiadas, Degustações Orientadas, Cursos, Almoço Harmonizado entre outras experiências.
A cidade dispõe de boa rede hoteleira, que continua em expansão. A cidade oferece bons restaurantes e infraestrutura para receber bem os turistas.
São Luiz do Paraitinga é uma cidade histórica, com um lindo casario do período colonial. Foi notícia no ano de 2010 pela enorme enchente que destruiu a Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa e também alguns casarões.
Mas, a cidade se recuperou e hoje é chamada de cidades das 1000 festas, pois todos os meses ocorre algum tipo de festa e/ou manifestação cultural em suas ruas, entre as mais famosas podemos destacar: O Festival de Marchinhas, O Carnaval, o Arraiá do Chi pul pul, A Festa da Cozinha Cairia e claro, uma das festas mais tradicionais da cidade - A Festa do Divino.
O calendário completo você encontra aqui.
Além das festas a cidade ainda oferece o clima tranquilo de uma típica cidade do interior paulista, pode ter contato com a natureza ou ainda se aventurar no rafting.
Escolha o seu estilo, inspire-se e conheça São Luiz do Paraitinga!
As Serras Gerais, na divisa entre os Estados de Goiás e do Tocantins, é uma região cheia de belezas naturais, como cachoeiras, montanhas e rios de águas transparentes.
A região é passagem principalmente para turistas que saem da região sul e sudeste em direção ao Jalapão, ou na volta, como foi o nosso caso na nossa expedição realizada em Janeiro de 2020.
Neste caminho fica a história e linda cidade de Natividade, com as Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, os deliciosos biscoitos Amor Perfeito - Tia Naninha e a tradição da Ourivesaria de Filigranas.
Uma das estradas mais icônicas do Brasil!
A Serra do Rio do Rastro, liga as Cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.
Tem um visual incrível, com alguns pontos de parada e mirantes.
O trajeto tem centenas de curvas e o motorista tem que estar atento no trajeto, pois além das curvas, as pistas são bem estreitas e tem alto fluxo de carros, caminhões, motos e bicicletas.
Em Bom Jardim da Serra, tem um mirante com um amplo estacionamento, monumentos que contam a história da estrada, restaurantes e lojas. Divirta-se!
A estrada é famosa pelo maior corte em rocha em estrada do Brasil, virou ponto de muitas fotos, principalmente dos motociclistas. Se você é daqueles que adora viajar de moto, este é um lugar que você precisa conhecer. Mas não são só os motociclistas que se divertem na Serra do Corvo Branco, os amantes do Off Road também adoram passar pela estrada que tem um trajeto de terra e que fica bem difícil e perigoso nos dias e/ou períodos chuvosos.
A estrada liga as cidades de Urubici e Grão Pará.
A Rodovia SP 123 - Floriano Rodrigues Pinheiro liga a Cidade de Taubaté no Vale do Paraíba até Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira. A estrada também dá acesso a Cidade de Santo Antônio do Pinhal.
Na estada, além do belo visual, tem inúmeros restaurantes, lanchonetes, barracas de estrada e mirantes.
Um dos mirantes mais bonitos é o da Estação Eugênio Lefevre, em Santo Antônio do Pinhal (foto), onde também tem o delicioso Bolinho de Bacalhau.
Um dos restaurantes de comida mineira mais gostosos que nós já visitamos.
O Armazém Bertolotti fica na Cidade de Extrema, bem na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.
É uma ótima experiência gastronômica, com os premiados Torresmos, os deliciosos Bolinhos de Calabresa com Queijo e o surpreendente Bolinho de Abobrinha, além dos pratos Coxa Creme e Trançado de Lombo.
Não deixe de fora as sobremesas como o delicioso Pudim de Leite.
No Vale do Baú, em São Bento do Sapucaí SP, tem uma ótima experiência enogastronômica.
Nós escolhemos fazer o Almoço Harmonizado e a Visita Guiada. Mas também outras experiências disponíveis na Vinícola Villa Santa Maria.
A vinícola vem se desenvolvendo e ampliando as suas instalações para abrigar mais videiras e também uma área de produção e engarrafamento dos vinhos na própria vinícola.
A Vinícola possui uma loja onde vende os produtos, com a marca Vinhos Brandina.
Vale a pena passear pela vinícola, visitar os parreirais e a bonita queda d'água, ou ainda só sentar em um banco no jardim e apreciar os sons da natureza com uma taça de vinho. Relaxante!
A Vinícola D'Alture é uma das mais premiadas vinícolas de Santa Catarina e nós fomos lá conhecer de perto e aproveitar algumas das diversas experiências que a D'Alture oferece aos seus clientes.
A estrada na Vinícola D'Alture já é incrível, tem um belo salão com linda decoração e exposição dos produtos. Após nosso Check in, iniciamos a visita guiada, muito bem explicada por um dos enólogos,. Na sequência fomos para a sala de degustação e participamos da degustação orientada, por outro enólogo, a explicação muito cuidadosa e didática sobre as características de cada vinho produzido pela D'Alture.
E por fim, o Almoço Harmonizado com os vinhos da Vinícola D'Alture, o que dá um brilho ainda maior para a bebida.
Experiência muito completa, agradável e deliciosa!
Um lugar carregado de histórias. O Mirante da Garganta do Embaú fica na divisa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Para quem vem de São Paulo, pela Cidade de Cruzeiro sobe a SP 052 e para quem vem de Minas Gerais, da Cidade de Passa Quatro, utiliza a MG 178.
Por aqui passaram os Bandeirantes em busca de ouro nas Minas Gerais e os tropeiros transportando o ouro para o porto de Paraty. Dom Pedro II, esteve na inauguração do Túnel da Mantiqueira, que passa embaixo do mirante. Em 1932, este ponto foi palco de diversas batalhas na revolução de 1932.
Estas histórias estão retratadas por meio de diversos marcos que se encontram na região e nós fizemos questão de registrar tudo em um vídeo que mostra estas histórias.
O Mirante dos Pinheiros tem uma linda visão da Serra Catarinense. O Mirante fica na SC 114 próximo ao portal da cidade de São Joaquim.
Tem lugar para estacionar o carro e uma escada que te dá uma bela visão da rodovia e da serra. Se você visitar São Joaquim, não perca a oportunidade de parar no Mirante dos Pinheiros em um dia de céu limpo para poder ver o por do sol, conforme o dia vai escurecendo os contornos da serra e das araucárias vão ficando mais destacados.
Uma beleza da natureza na Serra Catarinense.
No final da Serra do Rio do Rastro existe um mirante com um amplo estacionamento, monumentos que contam a história da estrada, restaurantes e lojas.
Se você subiu a Serra do Rio do Rastro ou vai descer a Serra, pare no Mirante e aprecie o belo visual da SC 390 a Serra do Rio do Rastro.
O Mirante é ponto de muitas fotos no letreiro e também da paisagem.
Aproveite a parada, tem lanchonete, pontos para descanso e sanitários.
Programe sua viagem para dias secos, o melhor horário é entre 11h00 e 14h00, pois mais cedo, ou mais tarde é comum ocorrer nevoeiros, ou a viração como é chamado o fenômeno por lá.