Estradas
Para quem gosta de viajar, especialmente para os amantes das estradas,uma curiosidade é entender o sistema que dá numeração às rodovias. Sempre que você está em uma rodovia ou consulta um mapa, lá está: o nome da rodovia e um número. Para muitos, estes números parecem não ter nenhuma lógica; mas este número tem uma lógica e pode inclusive te ajudar a se localizar e acertar o caminho.
Os sistema de numeração são diferentes para as Rodovias Municipais e as Estaduais, as Rodovias Federais têm um sistema de numeração própria e que em alguns casos difere das Estaduais. Como é o caso do Estado de São Paulo.
O Sistema de numeração das Rodovias Federais é definido pela posição do eixo da rodovia em relação a Brasília. “Eixo da rodovia”, mas que coisa é essa? Calma aí que já vamos explicar.
Eixo da Rodovia é uma linha imaginária que liga o ponto de partida ao ponto de chegada da rodovia, mesmo que seu traçado mude muito durante o trajeto. Assim, o eixo é a linha reta entre o ponto de saída e o de chegada.
Por exemplo, a Rodovia BR 050, também chamada de Anhanguera em alguns pontos, como vemos na ilustração abaixo
Para iniciar, vamos imaginar linhas cortando o Brasil na horizontal, vertical e diagonais; o conceito do eixo, vamos entender a posição das rodovias,sempre tendo Brasília como ponto de referência, como podemos ver nas imagens abaixo.
Como podemos ver nas imagens, foram traçados dois eixos em cada uma das direções, uma “antes” e outra “após” Brasília. Esta distribuição é a base para a nomenclatura das rodovias federais; claro que as rodovias não vão respeitar exatamente uma linha reta ou o eixo terá exatamente 90º.
As rodovias que seguem os eixos verticais, são chamadas de rodovias longitudinais e começam sempre com o número 1 e os dois algarismos restantes variam de 00 a 99. Se a rodovia estiver a leste de Brasília, receberá um número de 00 a 50, sendo que o 50 estará mais próximo de Brasília e 00 mais longe de Brasília, neste caso mais a leste.
Da mesma forma, temos as rodovias a Oeste de Brasília que tem os dois algarismos finais variando de 50 a 99, sendo que 99 indica que a rodovia está mais distante de Brasília a Oeste.
BR 101 a leste de Brasília e a BR 116 a maior rodovia do Brasil.
As rodovias que seguem os eixos horizontais, são chamadas de rodovias transversais e começam sempre com o número 2 - (BR – 2xx) e os dois algarismos restantes variam de 00 a 99. Se a rodovia estiver a norte de Brasília, receberá um número de 00 a 50, sendo que o 50 estará mais próximo de Brasília e 00 mais longe de Brasília, neste caso mais ao norte. Da mesma forma, temos as rodovias ao
sul de Brasília que tem os dois algarismos finais variando de 50 a 99, sendo que 99 indica que a rodovia está mais distante de Brasília ao sul.
BR 230 (Transamazônica) e BR 203 ao norte de Brasília.
BR 262 e 290 ao sul de Brasília.
Agora saímos das rodovias nos eixos horizontais e vamos para as rodovias que seguem os eixos diagonais.
O Brasil é um país de dimensões continentais e por isso são necessárias muitas rodovias em diversos sentidos. As rodovias diagonais sempre começam com o número 3 (BR –3xx) e os dois algarismos restantes variam de 00 a 99 assim como as rodovias horizontais e verticais, mas variam de acordo com a sua orientação, aqui é importante entender bem os pontos cardeais, veja a figura abaixo.
As rodovias que seguem no sentido Nordeste para o Sudoeste têm números ímpares, de 01, no extremo Nordeste do país, 51, em Brasília, e de 51 a 99, no extremo Sudoeste. A numeração segue uma forma, que não é tão simples assim, mas que resumindo, o número vai variar de acordo com a distância da linha do eixo da rodovia passando por Brasília. Mas para localização já é suficiente saber que se começa em três é diagonal, se terminar em ímpar está indo no eixo Noroeste – Sudeste e se for par estará no eixo Nordeste –
Sudoeste.
BR-304, BR-324, BR-364 no sentido NO – SE
BR-319, BR-365, BR-381 no sentido NE – SO
BR 381 - Rodovia diagonal conhecida como Rodovia Fernão Dias no trecho de São Paulo a Belo Horizonte
O Brasil ainda tem rodovias de ligação. Elas iniciam com o número 4 (BR 4xx) e ligam duas rodovias federais,
ou pelo menos uma rodovia federal a outras rodovias ou cidades. Também são usadas para interligar cidades a fronteiras e também pontos importantes, como é o caso da BR 488 que liga a BR 116 ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida/SP e também leva o título de menor rodovia do Brasil.
BR 488 - Rodovia de ligação entre a BR 116 e o Santuário de N. S. Aparecida.
Neste caso são chamadas de Rodovias Radiais, partindo de Brasília para os extremos do Brasil. Sempre iniciam com o número 0 (BR 0xx) os outros algarismos partirão de 05 até 95 seguindo de 5 em 5 em sentido horário. A primeira é a BR 010, também conhecida como Belém - Brasília, que ainda possui muitos trechos não construídos; e a última é a BR 080, que ligará no futuro, o Distrito Federal ao estado do Mato Grosso, hoje a rodovia chega somente até São Miguel do Araguaia, em Goiás.
Temos também as famosas BR 050 que liga Brasília a cidade de Santos e a BR 040 ligando Brasília ao Rio de Janeiro.
Diferente das numerações das rodovias federais, o sistema paulista tem como ponto central a Capital Paulista, o marco zero da cidade de São Paulo. Até aí é meio lógico; mas a grande diferença é que o sistema de numeração paulista usa ângulos e distâncias para numerar suas rodovias e depois que a gente aprende é bem fácil de entender.
Começando pelo mais fácil: as rodovias que terminam em números ímpares são rodovias que não tem seu eixo em direção a capital paulista; são rodovias "paralelas" ao centro da capital paulista. Então a numeração faz referência a distância aproximada da rodovia até o marco zero da cidade.
Por exemplo, o Rodoanel Mário Covas tem a numeração SP-021; então quer dizer que o seu eixo não está em direção à capital, e o número 21 significa que ele está aproximadamente a 21 km de distância do marco zero. É lógico que em alguns pontos esta distância irá variar.
Veja no exemplo abaixo feito no Google Earth, o círculo amarelo, com 21 km de raio e o traçado do Rodoanel em azul, veja a oeste como o círculo amarelo se aproxima bastante do traçado da estrada. Este foi o primeiro trecho construído; porém, nos outros trechos, sul e leste vai se afastando do raio. Até esta data, o trecho norte do Rodoanel ainda se encontra em obras, devido aos muitos atrasos relacionados às denúncias de corrupção que nunca serão investigados
Demonstração do sistema para numeração do Rodoanel SP-021
Já as rodovias que tem seu eixo apontando para a Capital Paulista, elas recebem numeração PAR, e suas numerações são feitas com base nos ângulos aproximados de seus eixos com ponto central da cidade: o Marco Zero da Cidade de São Paulo.
Mas, antes precisamos entender o conceito de Azimute: de acordo com a Wikipedia, Azimute é uma medida de abertura angular do sistema de coordenadas horizontal.
Seu valor varia de 0º a 360º contando a partir do NORTE geográfico até a projeção de um alvo com o horizonte.
O nome é diferente, mas não passa de um conceito de ângulos e graus, como o que aprendemos na sétima série; a diferença, é que na escola, o ângulo de 90º era representado da direita para o topo, conforme a imagem abaixo:
Este é o padrão que estamos acostumados; mas para o sistema de numeração de estradas paulistas, temos que pensar de outra forma, como Azimute, conforme o desenho abaixo:
Agora imagine que o ponto A, na figura acima seja o Marco Zero da Cidade de São Paulo, localizado na Praça da Sé. Figuras abaixo: Marco Zero da Capital Paulista Visto de Cima.
Este é o ponto de referência para o sistema; então vamos pegar o exemplo de uma famosa rodovia paulista, a Rodovia dos Bandeirantes, SP-348. Se olharmos na figura 02, o número significa que o Azimute da Rodovia, o ângulo formado do 0º até o eixo médio da rodovia, formam um ângulo de aproximadamente 348º.
Veja no exemplo abaixo como realmente fica muito próximo de formar um ângulo de 348º:
Logicamente algumas rodovias não têm os números tão precisos, pois a numeração é apenas uma referência; mas o sistema paulista de numeração de rodovias é bem preciso e funciona muito bem
Atenção com a numeração das rodovias, pois as federais se sobrepõem às rodovias estaduais, por exemplo a BR-116, o trecho chamado de Rodovia Presidente Dutra entre São Paulo e Rio de Janeiro tem a númeração SP-060, isso quer dizer que ela forma um ângulo de 60º a partir do Norte.