Comece a visita pelo Museu do Milênio que fica no centro da cidade! No museu, além de conhecer a cultura ucraniana, é possível saber da história da fundação da cidade e da imigração do povo ucraniano para o Brasil para fugir da fome e da perseguição.
Aproveite e também conheça a Paróquia São Josafat; das inúmeras igrejas ortodoxas da cidade, ela é a maior e fica no centro da cidade. Os cultos são realizados em ucraniano e em português.
Prudentópolis fica na Região Centro Sul do Estado e foi fundada em 1906. Mas foi em 1806 que as primeiras 1500 famílias de imigrantes ucranianos vieram da Galícia. Uma região histórico-geográfica da Europa centro-oriental. Foi parte do Império Austríaco (de 1864 a 1918 denominado Império Austro-Húngaro) e seu território é dividido atualmente entre a Polônia e a Ucrânia. A área, que foi denominada a partir da cidade medieval de Halych. Como a região pertenceu a diversos países - por isso é fácil encontrar na cidade de Prudentópolis referências das culturas alemã, polonesa e, claro, ucraniana.
Prudentópolis tem o título de Terra das Cachoeiras Gigantes, devido ao grande número de quedas d’água com mais de 100m de salto. São mais de 100 cachoeiras!
Os Saltos Mlot e São Sebastião são dois Gigantes que caem praticamente no mesmo poço, um de frente para o outro. É uma formação muito rara no mundo e que tem que estar no roteiro de quem visita Prudentópolis.
Saindo do Centro de Prudentópolis, siga pela Linha Ivaí até chegar ao Salto São Sebastião e Mlot. A distância total é de aproximadamente 30 km; todo trajeto é pavimentado, a maioria do caminho é de paralelepípedo.
Os Saltos ficam em uma propriedade privada e é cobrada uma taxa para a visita.
No local existem 4 trilhas:
A primeira é bem simples e tem uma bela visão do Salto São Sebastião. O Salto tem 126m com um grande volume de água, principalmente na época de chuvas.
A Segunda caminhada é por uma estrada de terra até chegar a um mirante natural, que fica sobre a queda do Salto São Sebastião, mas neste ponto a visão é do lindo Salto Mlot.
A terceira trilha, vai até uma gruta no rio que dá origem ao Salto São Sebastião. O trajeto é muito bonito, mas é um pouco difícil de encontrar o acesso.
A quarta trilha não é para qualquer um! Ela deve ser feita apenas por pessoas experientes em caminhadas e escaladas e também com bom preparo físico. A trilha tem pontos de escalada e muitos pontos escorregadios, e deve ser bem planejada para não ser feita em períodos com muita chuva.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Aberto todos os dias da semana das 8h às 17h
Aluga churrasqueira
Crianças: Até 12 anos não paga
A taxa de entrada é R$ 20 - aceita cartão mas a internet é instável.
04 trilhas com diversos níveis de dificuldade
Não muito distante dos Saltos São Sebastião e Mlot, está o Recanto Perehouski. Lá você pode visitar as cachoeiras do Alambique e o Salto da Cachoeira Perehouski - este forma um bonito Cânion, uma paisagem que remete aos filmes de ficção científica. A caminhada no local é muito agradável, muito bem sinalizada, com sombra e locais para sentar e relaxar.
A primeira queda está a poucos metros da Entrada do Recanto, e recebe o nome de Cachoeira do Alambique. No local você encontra antigas estruturas e informações do alambique que existia ali.
Ao redor da Cachoeira tem um bonito gramado. Ótimo lugar para tirar um tempo e relaxar com a paisagem e o som da queda d’água. Caminhando mais alguns metros você passa sobre uma pequena passarela de madeira e estará sobre a queda da Cachoeira Perehouski.
Descendo as escadas, você tem a bela visão da queda além de chegar em um ambiente com uma formação rochosa maravilhosa: um cânion que se estende por aproximadamente 300m. Você pode percorrer este belo caminho, margeando o riacho, até chegar a uma gruta.
No Recanto Perehouski também é possível comer um delicioso lanche com a tradicional Cracóvia ou comprar biscoitos e geleias artesanais.
O Salto mais distante, saindo do centro de Prudentópolis, é o Salto São Francisco, no limite com os municípios de Turvo e Guarapuava. Você pode fazer o caminho por uma estrada de terra ou ir até Guarapuava e seguir até o Salto por estradas de asfalto. Os dois caminhos levam aproximadamente duas horas desde o centro de Prudentópolis.
Vale à pena apreciar a beleza dessa cachoeira gigante com quase 200 metros de queda. O salto fica dentro do Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança. O Parque tem banheiros, estacionamento e um parquinho para as crianças. A trilha até o mirante é bem próxima da entrada.
INFORMAÇÕES:
https://prudentopolis.pr.gov.br/turismo/salto-sao-francisco
A entrada é gratuita
Obs.: Trilha até a base está interditada temporiariamente
Aberto de quarta a segunda das 8h às 17h
Fechado apenas nas terças-feiras
O registro da visita é feito na recepção do Parque
PROIBIDO a entrada de animais domésticos
Não deixe de visitar também o Monumento Natural Estadual Salto São João; ao chegar você será recebido no centro de visitantes com banheiros e estacionamento. Existem dois pontos para apreciar a queda d'água: uma bem próxima ao centro de visitantes, que tem um visual bem de frente para o salto; devido ao dia estar bem nublado e com chuva no dia em que visitamos o visual ficou um pouco prejudicado. O outro ponto é sobre o Salto; para chegar até o ponto sobre a cachoeira é necessário seguir por uma trilha leve de 10 minutos.No local existe uma plataforma sobre o grande penhasco formado pela cachoeira com mais de 84 metros de altura; dá um pouquinho de medo pra quem tem fobia de altura, mas a sensação é incrível!
E se você quer provar a tradicional comida ucraniana é só ir até o Restaurante Cheiro da Terra, que está a 7 km do Salto São João.
O cardápio Ucraniano começa com o tradicional Borscht, sopa de beterraba com carne de porco. O prato principal é composto por Varényk, pastel de massa cozida recheado com batata; Holubtsi, que são cartuchos de repolho; linguiça artesanal e um acompanhamento de Krim, um molho de Raiz forte. Para a sobremesa é servido um Kutiá, feito com trigo cozido, mel, uvas passas, nozes e creme de leite.
INFORMAÇÕES:
https://www.facebook.com/cheirodaterrarest/
Pratos típicos Ucranianos
Linha Anta Gorda Cheiro da Terra Restaurante, Prudentópolis, PR, Brazil
conypizzarestaurante@gmail.com
Faixa de preço · $$
Classificação · 4,4 (67 avaliações)
Quando visitamos Prudentópolis nós nos hospedamos no Hotel Mayná, que tem um ótimo atendimento, quarto muito confortável e um café da manhã com produtos coloniais deliciosos!
Saindo de Curitiba o Caminho é pela BR 277; são aproximadamente 3 horas de viagem por 212 km de estradas.